Resenha: História da Segunda Guerra Mundial: a maior e mais importante guerra de todos os tempos “

Resenha: História da Segunda Guerra Mundial: a maior e mais importante guerra de todos os tempos “


Autor: David Jordan.

Ano de publicação: 2011.

   “A maior e mais importante guerra de todos os tempos”, já ressalta o autor desde o título de sua obra, referindo-se à importância desse evento na história da humanidade e justificando a importância do conhecimento acerca dos acontecimentos históricos envolvidos.

   Este livro conta com uma narrativa clara e direta, a fim de mostrar ao leitor de maneira simples, os fatos e acontecimentos da guerra, como uma espécie de documento histórico descritivo. O livro é repleto de imagens reais do conflito, sempre buscando ilustrar o texto que as segue, dando uma certa ideia de imersão e elucidação, o que agrega valor à obra.

   O aspecto mais importante desta obra sem dúvidas fica a cargo da distribuição do conteúdo, que se da em ordem cronológica dos acontecimentos, ou seja, a nossa história inicia logo no período pós primeira guerra mundial, introduzindo algumas perspectivas políticas a respeito das implicações do término da guerra, as quais dão origem aos conflitos internos em alguns países. O livro é sempre acompanhado de uma linha cronológica dos acontecimentos mais marcantes do período; essa linha segue sempre a narrativa descrita no texto, mas, de certa forma, é uma história “paralela”, que serve de contextualização no que se refere as datas e aos principais eventos. 

   O texto é redigido em formato jornalístico, tomado por duas colunas de escrita, o que, novamente, remete à ideia de documento histórico.

   Unindo as ideias do livro, em ser considerada uma cronologia e trazer ilustrações fiéis e adequadas, o mesmo pode ser considerado uma boa leitura para aqueles que estão sendo introduzidos ao tema, bem como para quem detém certo conhecimento acerca do conteúdo, mas que só tem a ganhar com a leitura, já que o livro consegue dar ordem, sentido e contexto para os episódios descritos. Uma boa indicação de leitura.

Autor da resenha: Gabriel Grube dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *