Resenha: A ignorância custa o mundo: o valor da educação no desenvolvimento do Brasil

Resenha: A ignorância custa o mundo: o valor da educação no desenvolvimento do Brasil


Autor: Gustavo Ioschpe.

Ano de publicação: 2004.

   Neste livro a educação é relatada de um ponto de vista econômico, no qual diferentes perspectivas são apresentadas. As interpretações da educação e crescimento estão dividias em: Perspectiva global e no Brasil, respectivamente.

   Na primeira parte o autor busca apresentar, por meio de estudos já existentes, a relação da educação com a evolução econômica de diferentes países. Desta maneira passamos a assemelhar a educação a um investimento, que desenvolve futuras recompensas econômicas ao país. Por meio destas, podemos observar o impacto que tal investimento traz à sociedade de maneira geral.

   Na segunda parte nos são apresentados os investimentos realizados no Brasil. Nesta sessão podemos entender um pouco melhor de como o país se comporta em relação à educação, bem como os problemas gerados pelo analfabetismo e desigualdades, que influenciam diretamente na economia.

   No prefácio do livro o autor, ganhador do prêmio Jabuti, relata suas experiencias após a publicação da primeira edição do livro.  Uma destas, importante a ser citada, é a sua participação do programa Jornal Nacional, no qual o autor foi convidado para participar de um quadro chamado “JN no Ar” que, de maneira resumida, consistia em visitas a escolas de IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) altos e baixos em cidades sorteadas no programa durante uma semana.

   Ultimamente tem se entrado em conflitos em relação à educação, de uma forma que o assunto gera discussões desnecessárias que não nos fazem evoluir como sociedade. A leitura de “A ignorância custa o mundo” pode nos trazer um melhor entendimento do funcionamento da educação, não somente em nosso país em desenvolvimento, mas também em países já desenvolvidos.

Autor da resenha: Luciano Cardoso Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *