Resenha: A Metamorfose

Resenha: A Metamorfose


Autor: Franz Kafka.

Ano de publicação: 1915.

   Diferente do que a maioria das pessoas esperam, o clímax de A Metamorfose encontra-se no seu começo com a seguinte frase: “Quando certa manhã Gregor Sansa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”. Mesmo partindo de uma premissa absurda, devido ao fato das pessoas não se transformarem em um inseto enquanto dormem, ela é completamente realista. Isso porque, diferente de contos de fadas, não tem nada do que se acordar, pois tudo vira real.

   A história que se segue conta com uma mudança que se inicia com a alteração do corpo de Gregor, o personagem principal, que desencadeia diversas outras mudanças, como: emotivas, psicológicas e relacionais. Esta dirige-se a como a família do personagem (um pai, uma mãe e uma irmã mais nova) se comporta e reage, ao ver um rapaz, antes trabalhador (responsável pelas contas da família) e amado, que acabou se transformando em um monstruoso inseto.

   Subsequentemente às transformações sofridas por Gregor, a família elabora novas formas de reestruturações para cuidar do seu sustento. Entretanto, pouco tempo depois ele é visto como um monstro e se recusam a se aproximar, a refazer laços, ocorrendo assim uma ruptura muito grande. À medida que a família vai se reorganizando, Gregor encontra-se cada vez mais sozinho, passando cada vez mais por problemas, situação esta na qual, devido também à incapacidade de se comunicar, ele vai ficando cada vez mais isolado.

   Esta história possui um estranhamento, por assim dizer, ao não explicar o porquê da    metamorfose, na qual esta simplesmente aconteceu. Essa metamorfose pode ser pensada como um processo de depressão, ao passo que ele não consegue mais sair de casa e apresenta dificuldade de se comunicar com as pessoas ao seu redor, além de ser rejeitado por estas, e começar a isolar-se. Outra interpretação pode ser levada pelo contexto em que foi escrito e que é visto até os dias atuais, no qual as pessoas sofrem de pré-conceitos julgados que levam a uma metamorfose, fazendo com que as pessoas se adaptem conforme a sociedade.

Autor da resenha: Matheus Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *