Resenha: A ilha

Resenha: A ilha


Autor: Aldous Huxley.

Ano da publicação: 1962.

   Perdido e confuso, é como se apresenta o jornalista Will Farnaby que, após sofrer um naufrágio, acaba “acidentalmente” na costa da ilha de Pala. Encontrado pelos nativos da ilha desacordado e com a perna quebrada, Will, ainda muito confuso sobre sua atual situação, sente-se como se estivesse rodeado de animais selvagens. Tais nativos possuem costumes muito discrepantes quando comparados com os de nossa sociedade, e é assim como ela se apresenta, quase como uma utopia.

   Para ser curado o jornalista é submetido a alguns tratamentos, nos quais ele não parece ter muita crença, mas após sua submissão admira-se com sua eficácia. A ilha e seu povo vão de encontro a uma realidade com ideais como o budismo e o socialismo, caminhando na contramão de uma sociedade consumista e de um progresso tecnológico sem propósito. Essas propostas foram implantadas há duas gerações por Rajá, um líder espiritual e pelo Dr. MacPhail, que chegou a Pala há mais de um século e era descendente direto de um médico escocês, dando início a influência Ocidental na cultura da ilha.

   Conforme Will toma conhecimento sobre os costumes e conhecimentos daquele povo mais deslumbrado fica. Uma fusão entre a espiritualidade oriental e o conhecimento científico do ocidente no dia a dia daquele ambiente o impressiona. Não demora para que o jornalista comece a se questionar sobre o objetivo de seu chefe, o qual era um magnata do petróleo, em mandá-lo para tal lugar, seus interesses para com a ilha era apenas promover sua industrialização pois a mesma era uma cobiçada fonte do tão valioso petróleo.

   “A ilha” traz consigo muitos questionamentos sobre a situação de consumo exuberante, sobre o papel do estado na vida de cada indivíduo e muitas outras questões que pairam sobre nossas cabeças durante o decorrer de nossas vidas. Uma jornada individual onde se é submetido a análises e críticas sobre cultura e costumes faz com que surjam inúmeras indagações sobre a sociedade que nos rodeia e nós enquanto membros ativos dela, sobre nosso modo de encarar a vida e seus ditos “problemas” e sobre a própria existência em si.

Autora da resenha: Fernanda Barbieri.

Referência:

ASSUNÇÃO, Christian. A ilha, do Aldous Huxley. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=p_cNpmWvZGU>. Acesso em: 14 maio 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *