Resenha: A Coragem de Não Agradar

Resenha: A Coragem de Não Agradar


Autores: Ichiro Kishimi e Fumitake Koga.

Ano de publicação: 2013.

   A Coragem de Não Agradar é uma conversa entre um jovem frustrado e um filósofo inspirado nas ideias de Alfred Adler, figura que é um dos pilares da psicologia. Nesse diálogo que dura cinco noites, estando o jovem disposto a desconstruir todo o discurso do velho filósofo, eles debatem sobre auto aceitação, capacidade de mudar, sentimento de comunidade, conflitos, relações interpessoais, divisão de tarefas da vida e várias outras questões interessantes. Na maioria das vezes a leitura se torna densa, mas é justamente em razão dessa pegada filosófica. Durante o livro, a conversação vai proporcionando ao leitor o aprendizado de novas perspectivas de mundo, mas é difícil assimilar tudo de uma vez. O grande ponto do livro é a defesa do filósofo que todo problema em nossas vidas está relacionado diretamente com as relações interpessoais, o que propõe uma série de discussões sobre o tema. No geral é um ótimo livro mas percebe-se que as discussões são todas baseadas no pensamento Adleriano, tendo ausência de outras opiniões.

Autor da resenha: Allan Felipe Gaspareto Machado.

2 Comentários

  • Quando encaramos o mundo como uma competição, o adversário se torna o inimigo e a necessidade de vencer sempre traz guerra, o mundo passa ser perigoso, mas em outro ponto de vista quando Saimos da competição e da necessidade de aprovação passamos a viver em um mundo de paz!!!!!

    Carlos Carvalho Responder
  • Belas palavras.
    👏🏻
    Esse livro me surpreendeu.
    Eu baixei o audiolivro e vim escutando de Brasília para São Paulo, à noite.
    Eu dormi em alguns momentos e em outros eu escutei o grande ensinamento do filósofo Adler, que vai de encontro ao que os grandes filósofos levam como fundamento, ou seja, que nossa consciência é formada pelas nossas vivências.
    A visão de Adler que faz pensar é “e se a nossa mente criou tudo isso porque eu queria?” Por exemplo, o garoto que estava recluso no quarto há meses, criou aquilo para ter mais atenção dos pais. Então podemos retirar as mazelas que nos afligem, dando nova perspectiva.

    Voltarei a escuta-lo.

    Alessandro Ferreira de Araújo Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *