Resenha: Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas

Resenha: Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas


Autor: Leonard Mlodinow.

Ano de publicação: 2013.

   Muitas coisas acontecem durante o dia-a-dia de nossas vidas e que passam despercebidas por nossos olhos pois a nossa mente consciente não consegue dar conta de captar todas estas informações. Mas, já que não temos essa capacidade, o que acontece com essas informações que não são captadas? Em Subliminar, Leonard busca explicar a partir da psicanálise e da neurociência, como é possível lidar com estas informações.

   Quando é analisado, por exemplo, o ato de sair de casa e ir até a faculdade. Como conseguir fazer tal ação sem precisar lembrar o nome das ruas? Sem precisar lembrar a todo momento referências de prédios, casas ou lojas que nos indicam em qual esquina se deve dobrar? Estas ações são, na maioria das vezes, totalmente automáticas e, Leonard defende que quem dá conta delas é o inconsciente.

   Deve-se destacar que o inconsciente que é tratado no livro é o novo inconsciente (definido dessa forma para diferenciar do inconsciente popularizado por Freud). Freud tratava o inconsciente como sendo nele em que ficam os sentimentos e desejos reprimidos já, o novo inconsciente se refere a processos mentais que não são acessíveis a parcelas da mente consciente devido a arquitetura do cérebro e esta inacessibilidade, perante ao novo inconsciente, não é vista como um mecanismo de defesa ou algo ruim como Freud propôs.

   Por fim, é interessante como o livro retrata os avanços na área da neurociência e da psicanálise. Um exemplo disso é a Ressonância Magnética Funcional (FMRI) que é utilizada para entender qual parte do cérebro está respondendo aos estímulos que a pessoa sente, possibilitando assim entender melhor o inconsciente.

Autor da resenha: Matheus Meoquior da Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *