Resenha: Física em 12 lições: fáceis e não tão fáceis

Autor: Richard Phillips Feynman.

Ano de publicação: 2017.

No início da década de 1960, o professor Feynman ministrou um curso introdutório de física para calouros e alunos do segundo ano em Caltech,e o fez por meio de palestras. Felizmente esses verdadeiros espetáculos de conhecimento oferecidos por Feynman com todo seu humor e genialidade foram salvos para posteriormente serem transformados em um livro: Lectures on Physics.

Física em 12 lições é retirado diretamente de Lectures on Physics, sendo que um primeiro volume “Física em 6 lições” fez tanto sucesso que os leitores clamaram por mais Feynman. Então procurou-se nos arquivos de Caltech por mais lições fáceis…não havia. Mas haviam lições não tão fáceis tão cativantes quanto as seis primeiras, e assim um segundo volume foi publicado. A junção entre estes dois deu origem a Física em 12 lições: fáceis e não tão fáceis.

Na primeira metade do livro, as palestras de Feynman referem-se a uma introdução à física como ciência, de um modo quase informal, simples e bem humorado, como de costume do professor. É abordado desde o movimento atômico, termodinâmica dos corpos, até gravitação, bem como as formas de energia. O professor Feynman a todo momento soube encontrar os melhores exemplos corriqueiros para a compreensão dos conceitos, e usa pouca matemática (matemática básica, quando usa) para melhor representar as situações.

Mesmo sendo um tanto informal, ele não deixa de passar os mais importantes detalhes e não deixa que essa informalidade ofusque a realidade. Outro ponto muito interessante abordado é a relação da física com outras ciências: biologia, química, geologia, psicologia, etc.

No último capítulo das seis lições fáceis, Feynman não peca na explicação dos princípios da mecânica quântica e suas complicadas consequências. Ele utiliza analogias clássicas, posteriormente apresentando os resultados de experimentos já realizados com partículas subatômicas, introduzindo a dualidade onda-partícula e o Princípio da Incerteza de Heisenberg de forma esplendorosa e simples de entender. Utiliza alguma matemática, mas nada que assuste os olhos.

As lições não tão fáceis são destinadas exclusivamente a uma das mais famigeradas teorias da física: a relatividade geral. O professor começa introduzindo alguns apêndices para a compreensão dos futuros capítulos, e aprofunda relativamente bem nos mesmos, de uma forma tão intuitiva quanto nas lições anteriores; nessas lições, uma matemática mais desenvolvida é utilizada com frequência, de forma que algumas expressões algébricas podem apenas ser compreendidas por aqueles que têm conhecimento de cálculo diferencial básico.

Mesmo com essa matemática mais desenvolvida, o “feynmanianismo” das explicações traz os conceitos sem a total necessidade dos cálculos, sendo que qualquer pessoa conseguiria entender os conceitos de uma forma muito satisfatória. Essa é a mágica de Feynman! Explicar de um jeito extraordinário era uma de suas especialidades. Em sua época, nem mesmo Einstein conseguia explicar bem os conceitos de sua teoria da relatividade, sendo que Feynman sabia repassar esse conhecimento de uma forma natural, como se colhesse os frutos da árvore do conhecimento e oferecesse a quem o escutasse.

Ao contrário de muitos livros de física, Física em 12 lições não é uma leitura cansativa, complicada e muito menos tediosa…é gostosa! Não exige muito do leitor ao mesmo tempo em que oferece conhecimento de alto nível. Uma famosa frase de Feynman é “Se você não está se divertindo, você não está aprendendo. Existe um prazer em descobrir as coisas.”

Autor da resenha: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro.