Resenha de: “Teoria da Motivação para Professores”

Autora: Madeline Hunter.

Ano de publicação: 1967.

Gênero: Autoajuda.

Resenha:

O livro teoria da motivação para professores apresenta já no prefácio o seu objetivo, que é não de esgotar um tema tão amplo e abrangente, mas sim de abordar e interpretar este, para que o leitor busque se aprofundar e conhecer mais sobre algo tão importante, que é como ensinar.

O livro é redigido de uma forma não muito comum, pois em sua maioria a forma de leitura é feita de maneira com que a autora formule uma pergunta sobre como seria o comportamento do leitor diante de varias cenas que envolvem alunos e professores, dando ao leitor respostas de múltipla escolha, logo após, explicando e exemplificando cada resposta e o porquê desta estar correta ou não. Desta maneira, a autora busca uma abordagem prática das teorias de ensino aos alunos trazendo ao final do livro um breve resumo de resultados alcançado pelo leitor.

Este livro traz uma leitura fácil e rápida, sendo este um bom ponto de partida para quem busca se aprofundar nesta área do conhecimento, mas ficando longe de ser um livro muito denso e aprofundado sobre o tema abordado. O livro usa muitas vezes em seu decorrer  generalizações, fazendo com que este seja somente, como já foi dito, uma introdução ao tema e não mais que isso. Tirando como conclusão, temos um livro de fácil leitura e de ampla abordagem. Assim, para quem tem interesse na área vale à pena tirar algumas horas de seu dia para a leitura desta obra.

Autor da resenha: Gabriel Grube dos Santos.