Resenha de: “Crônicas de Artur – O Rei Do Inverno”

Resenha de: “Crônicas de Artur – O Rei Do Inverno”

Autor: Bernard Cornwell

Gênero: ficção/romance

Resenha:

   O livro “O Rei Do Inverno” é o primeiro da trilogia “Crônicas de Artur” e conta a historia de Derfel, um guerreiro que lutou ao lado de Artur e foi de grande confiança. A historia é narrada pelo próprio Derfel, e se passa entorno dos anos de 500 D.C. no antigo reino da Britânia hoje chamado de Inglaterra em uma época onde a antiga relegião com seus muitos Deuses estava perdendo espaço para a relegião cristã, gerando uma luta aparte, Artur foi um grande nome da antiguidade, um homem gentil e atencioso que em batalha mostrava-se sedento por sangue, o rei que nunca foi rei, o defensor dos mais fracos, o inimigo de Deus e o guerreiro que foi respeitado até por seus inimigos.

   Derfel foi criado pelo druida Merlin, após a sua aldeia ser atacada e ele ser jogado em um poço da morte, que era um buraco com lanças onde eram jogadas pessoas como tributo aos Deuses pelo sucesso no ataque, mas ele sobreviveu ao poço e foi tido como protegido dos deuses por Merlin e criado junto a varias crianças que o druida escolhia, e onde aprendeu a arte da espada. Em uma das longas viagens que Merlin fazia pelos reinos próximos o lugar onde eles viviam foi atacado por um reino inimigo de dentro da própria britania e foram obrigados a abandonar o local, a partir desse dia derfel começou sua vida como soldado juntando-se com os homens do campeão do reino da dummonia, Owain, que era temido por todos. Somente depois se juntou aos homens de Artur, a qual sentia enorme admiração.

   Artur era conhecido por todos, e reconhecido por suas grandes conquistas, era um dos filhos bastardos do grande rei Uther e odiado pelo mesmo, pois o grande rei o culpava pela morte de seu único filho legitimo e herdeiro do trono Mordred. Lutando ao seu lado Derfel ficou conhecido e temido por sua habilidade em batalha, lutando nas fronteiras defendendo a britânia dos saxões, e viajando pelo oceano para defender o reino de Ynys Trebes em nome de Artur, que tinha feito um juramento, mas não podia abandonar a britania por causas dos constantes ataques saxões. Derfel não teve sucesso em defender o reino, que era conhecido por ter muitos poetas e bardos, mas poucos soldados, tendo que voltar fugindo em meio à cidade em chamas e o rei morto, trouxe com ele o príncipe, agora um rei sem terras, Lancelot que o autor traz com uma imagem totalmente diferente da que já conhecemos.

   Neste livro o autor enfatiza a grande luta de Artur para unir os reinos da britania para que lutassem apenas contra os saxões, e não entre si, mas decisões tomadas pelo próprio Artur tornaram muito complicado realizar o sonho, tendo que enfrentar uma grande batalha contra o exercito de muitos reinos da britania, que juntos formavam um exercito gigantesco, contando apenas com seus poucos mais de 200 homens, uma batalha dada como perdida antes mesmo de começar. Mas um grande nome não se faz vencendo batalhas fáceis.

   O livro traz muitas batalhas, sangue, um pouco de romance, traz feitos mágicos executados por druidas que podem ser interpretados como truques, psicologia ou meramente sorte. Traz uma historia totalmente diferente sobre Artur, deixando de lado a távola redonda e o santo gral, e trazendo um homem determinado a defender o reino a qualquer custo, foi tido como inimigo de deus porque mesmo naquela época as igrejas católicas já eram isentas de pagar impostos ao rei, mas Artur passou por cima disso e recolhia o dinheiro das ricas igrejas para poder bancar suas guerras, pois eram suas guerras que mantinham o reino seguro e assim as igrejas em pé. O autor se baseou em descobertas arqueológicas para escrever o livro, mas não se tem muitas certezas sobre Artur, apenas que foi um grande guerreiro, pois escritas deixadas por seus inimigos saxões o descrevem assim, um homem que mesmo falhando em defender seu reino foi respeitado por seus inimigos por sua incrível habilidade em batalha.

Autor  da resenha: Alissom Walter.

Imagem retirada de: https://shopping.tudoazul.com/Product/30994/o-rei-do-inverno-vol-1-as-cronicas-de-artur-ed-?sku=2136552&marketplaceId=2219939&c=29279

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *