Dia do PI

Dia do PI

   O “aniversário” do número mais conhecido e misterioso de todos os tempos é comemorado hoje, 14 de março. E não estou falando de um número qualquer como zero ou um, e sim de uma constante chamada de pi, que, pasmem, tem valor infinito. Apesar da tecnologia atual, apenas aproximadamente oito quatrilhões de casas decimais após a vírgula são conhecidas.

   O dia do Pi foi criado pelo físico Larry Shaw, em 1988, nos EUA, para promover a divulgação da Matemática, e faz referência aos primeiros dígitos da constante que são 3,14, isto é, 3 se referindo a março e 14 ao dia do respectivo mês, segundo o calendário norte-americano. Além disso, esse data presta homenagem ao nascimento do respeitado físico alemão Albert Einstein (1879-1955). As festividades do Dia do Pi iniciam exatamente à 1 hora e 59 minutos no horário de cada nação, coincidindo com os próximos algarismos que são 159.

   Os primeiros 17 dígitos do pi, o qual tem mais de 2 mil anos de idade são 3,1415926535897932…

   A notação matemática da constante, π, foi definida pelo matemático Leonhard Euler (1707-1783) e é essencial para a área das ciências exatas, pois ela indica a relação entre o comprimento de um círculo com o seu diâmetro. Os recorde mundial de memorização dos números da constante são intrigantes: o indiano Rajveer Meena, em 2015, recitou 70 mil dígitos da constante em 10 horas; em 2008, o colombiano Jaime Garcia, em 3 dias, recitou 151.204 dígitos que foram devidamente anotados por testemunhas e com um público presente, no entanto seu recorde não foi reconhecido. E, é claro, o Brasil não poderia ficar de fora: Matheus Norberto de Moraes enumerou 16.110 dígitos no tempo de 2  horas e 54 minutos, sendo esse o recorde brasileiro desde 2009.

   No dia do Pi são feitas reuniões, conferências e celebrações que envolvem cálculos,  discussões sobre os benefícios do pi para a humanidade, dentre tantas outras atividades divertidas, que só podem ser realizadas com a presença do aniversariante.

   Assim como o Batman tem o Coringa de arqui-inimigo e Superman tem Lex Luthor, não seria diferente com o herói pi, que, de vez em quando, tem que enfrentar o seu rival,  o Tau (τ), com valor aproximado de 6,28, que comemora aniversário no dia 28 de junho, e que segundo alguns matemáticos, torna os cálculos mais precisos e elegantes, o que deve deixar o pi “Pé da vida”.

   O pi está em todos os lugares, pois aonde possa haver menção a um círculo ele, consequentemente, será usado, trazendo sua beleza única para a compreensão dos fenômenos que o cercam. No final, não é apenas seu valor que é infinito, mas também sua utilidade para o mundo, pois enquanto existirem dígitos para serem calculados, vão existir pessoas interessadas em compreender o Universo, e assim aumentar o conhecimento humano. Portanto Feliz Aniversário, Pi, e muitos anos de vida.

Referências:

REBELDE, Juventud. El cumpleaños del número Pi. Disponível em: <http://www.juventudrebelde.cu/cuba/2017-03-14/el-cumpleanos-del-numero-pi/>. Acesso em: 18 mar. 2016.

DESCONHECIDO. Most Pi places memorised. Disponível em: <http://www.guinnessworldrecords.com.br/world-records/most-pi-places-memorised>. Acesso em: 18 mar. 2017.

DESCONHECIDO. Colombiano bate recorde ao dizer 150 mil dígitos do número Pi. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI2269720-EI294,00-Colombiano+bate+recorde+ao+dizer+mil+digitos+do+numero+Pi.html>. Acesso em: 18 mar. 2017.

DESCONHECIDO. 10 fatos interessantes sobre o Pi. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/curiosidades/c115.php>. Acesso em: 18 mar. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *