Atos Humanos

“Atos Humanos” é um livro da escritora sul-coreana Han Kang, publicado originalmente em 2014. O livro narra os horrores da repressão política na Coreia do Sul nas décadas de 1970 e 1980, principalmente durante o massacre de Gwangju, em maio de 1980. Nessa cidade ocorreu uma revolta popular contra a ditadura de Chun Doo-hwan, e centenas de pessoas foram mortas pelo exército, em sua maioria estudantes universitários e jovens.

O livro é dividido em 6 capítulos, e cada um mostra um ponto de vista diferente dos acontecimentos. O primeiro capítulo conta como um prédio do governo foi utilizado para acomodar os corpos das vítimas, se tornando um verdadeiro necrotério, e o trabalho das pessoas para dar o mínimo de dignidade para os cadáveres sem identificação. No segundo capítulo, a alma de uma das vítimas narra, a partir de sua morte, como seu corpo, e o de tantos outros, foram descartados. Nem o luto das famílias era respeitado pelos opressores.

“Depois que você morreu, por eu não ter podido fazer um funeral. Minha vida tornou-se um funeral.”

Outras partes narram a censura praticada às editoras, episódios de tortura e outras atrocidades, assim como foi a vida posterior de alguns sobreviventes.

O livro nos leva a pensar como um ser humano é capaz de tais crueldades. Num trecho, nos é explicado que os soldados são tanto mais bem pagos quanto mais cruéis forem. O próprio título insinua que talvez isso seja algo da natureza humana. Além disso, o livro nos mostra algo que parece ser “corriqueiro” na história da humanidade: a repressão do povo por um governo autoritário.

Atos Humanos é uma obra forte, e que nos faz questionar a nossa compreensão sobre a natureza humana.

Autor da resenha: Cristhian Gean Batista Guimarães.