A ciência pode explicar tudo?

A ciência pode explicar tudo?

 

Autor: John C. Lennox

Ano de Publicação: 2021

Categoria: Ciência – Cristianismo – Ética

   Com o desenrolar dos séculos, o eterno conflito entre religião e ciência ganhou proporções fervorosas. As visões sobre suas naturezas foram sendo moldadas com o tempo, por meio de concepções filosóficas, políticas e sociais. Assim, o livro escrito por John Lennox, tem como foco principal as abordagens e discussões sobre a liberdade de viver entre esses dois mundos.

   Sabemos atualmente, que é raro os cientistas possuírem algum vínculo religioso. O autor afirma que isso foi construído, como se fosse “uma lei a ser seguida dentro da comunidade científica”. O intelectual que ousar sair desses padrões pré-estabelecidos é suficientemente desprezado na esfera de sua profissão, pois passa a ser uma ofensa à concepção da ‘verdade absoluta’ ao tentar desenvolver explicações apenas por mérito de um livro sagrado. 

   Essas citações foram sendo ilustradas a partir das vivências pessoais do autor, já que mesmo possuindo títulos grandiosos como pesquisador, não deixou de enfrentar sérios preconceitos ao afirmar ser católico. Para combater tais afrontas, John citou, durante seu livro, cientistas como Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton, os quais acreditavam que “a maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo um ser que tudo sabe e tudo pode”. 

   Assim, cresce em sua obra literária um grande debate de críticas aos grandes ateus que enfatizam, o porquê de não acreditar em Deus?… Lennox afronta os pensamentos do cientista Stephen Hawking, afirmando que boa parte de suas frases citadas não podem ser entendidas como ciência só porque saíram da boca de um cientista. Quando Stephen disse “o paraíso é um conto de fadas para quem tem medo do escuro”, Lennox rebate dizendo que “o ateísmo é um conto de fadas para pessoas com medo da luz”. Dessa forma, afirmando que a diferença de como Newton e Hawking pensavam residia na confusão sobre a natureza de Deus, e o desentendimento sobre a natureza da explicação científica. 

   Da mesma forma que já debateu frente a frente com o maior ateu de todos os tempos, conhecido como Richard Dawkins, criticando suas obras e pensamentos. Dessa forma, Lennox tenta comprovar a existência de Deus e afirma que é quase impossível o Universo e as coisas serem tão perfeitas sem ao menos haver um criador.

   Por meio disso, ele cita um exemplo que culmina na reflexão sobre as abordagens científicas. Agora imaginem um bolo…, este bolo precisou de muitos ingredientes para ser feito, desde o tempo de preparo até a temperatura adequada para ser assado. Nós podemos falar da Química tanto para o crescimento deste bolo por conta do fermento, quanto por conta das reações que ocorrem ao se misturarem os ingredientes, e da Física presente no momento do assamento, mas ele questiona:  por que esse bolo foi feito? A essa incógnita, segundo Lennox, apenas a dona do bolo conseguirá responder. Para ele, Deus age da mesma forma, a ciência pode explicar o porquê de determinados fenômenos, mas o porquê de as coisas existirem como elas são é um grande mistério!

   De fato, estamos falando de uma briga desnecessária, ao qual o autor tenta enfatizar, mas é equivocado tentar desmistificar um pensamento humano, uma opinião própria apenas por seu ego, para tentar mudá-la a partir de brigas. Todo e qualquer indivíduo deve ser respeitado, seja lá qual for sua crença religiosa, logo a ciência não deveria ser vista como uma forma de existir apenas para combater as religiões, igual Lennox colocou. A ciência é muito mais do que isso, ela é uma área séria de investigação e o dever dela é ter a serenidade de fazer seu trabalho sem confundir um senso de cultura, ou até mesmo uma construção pessoal que os seres humanos passam a ter.

   Mas pelo enfoque, é relevante termos o debate entre Ciência e Religião e irmos quebrando o tabu entre as duas naturezas. Ambas têm prévias completamente opostas, mas que, ao mesmo tempo, não justificam essa desavença em pleno século XXI. Como diz Lennox, assim diante de tudo que já foi visto. Será que ‘A Ciência Pode Explicar Tudo?’ 

   Como já afirmado, Lennox acredita que não, a ciência sempre será limitada, e jamais possuirá respostas para tudo. Um exemplo, é a própria Física quântica, há coisas que podem ser vistas na natureza, mas não podem ser calculadas. Para ele, a ciência ainda está em um processo de gatilho em meio aos fenômenos complexos que surgem em plena expansão do cosmos.

Autor da resenha: Cassandra Trentin. 

1 comentário

  • A ciência não pode explicar tudo, mas é a melhor ferramenta da humanidade para entender o universo, o cosmos. Por outro lado, a única coisa que as religiões explicam é a psique humana.

    Carlos Roberto Amorim Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *