Viviane dos Santos Barbosa

A baiana Viviane Barbosa, sempre demonstrou interesse por fazer ciência, desde criança apresentava aptidões para a realização de experimentos. O seu contato com a ciência veio de seu pai, Florisvaldo Barbosa, que sempre incentivou Viviane a manipular aparelhos eletrônicos, como rádios e televisões. Viviane sempre se destacou na escola, aos 3 anos, ela já sabia ler e logo foi transferida para a 1ª série do ensino fundamental.

Quando completou seus estudos no ensino médio, Viviane ingressou no curso de Química, no atual IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), no qual fez parte do diretório acadêmico e dos estudantes, porém seu tempo no IFBA foi apenas de dois anos. Em 1990, ultrapassando diversos obstáculos, Viviane entrou para a Universidade Técnica de Delft, na Holanda, onde fez bacharelado em Engenharia Química e Bioquímica e seu mestrado em Engenharia Química no departamento de Nanotecnologia.

Seu trabalho de mestrado, com a colaboração do departamento de Engenharia de Catalisadores, abrangia a produção de catalisadores metálicos nanoestruturados contendo um ou mais elementos, produzidos através do método conhecido por spark generation and inertial impaction, que oferece a possibilidade de misturar metais até a escala atômica. Os catalisadores preparados através desse método podem ser utilizados na produção de energia alternativa e no controle ambiental.

Sua pesquisa lhe rendeu, em 2010, o primeiro lugar na International Aeorol Conference, uma conferência realizada na Finlândia que reúne cientistas do mundo inteiro. Viviane relata que “os catalisadores existem e funcionam em altas temperaturas, consegui desenvolver produtos que funcionam em temperatura ambiente e reduzem a emissão de gases tóxicos”.

A cientista também ressalta a importância de ser autodidata, já que muitos materiais de diversas áreas podem ser adquiridos através da internet, se atentando a fontes confiáveis. No entanto, Barbosa afirma que a rede é apenas mais uma ferramenta, e desta forma não substitui os livros e o convívio social.

Autora: Rafaela Choqueti Camargo de Meira.

Referências

[1] GELEDÉS, P. Viviane dos Santos Barbosa: negra, baiana e agora cientista de fama mundial. Disponível em: https://www.geledes.org.br/viviane-negra-baiana-e-agora-cientista-de-fama-mundial/.Acesso em: 15/08/2022.

[2] NILZA, P. Baiana com especialização na área de nanotecnologia recebe prêmio na Finlândia. Disponível em: https://www.fapesb.ba.gov.br/baiana-com-especializacao-na-area-de-nanotecnologia-recebe-premio-na-finlandia/. Acesso em: 15/08/2022.

[3] NOVA ESCOLA. Quem é Viviane dos Santos Barbosa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3798/quem-e-viviane-dos-santos-barbosa. Acesso em: 15/08/2022.

1 comentário

• Existe um ebook na Amazon com o título “teorias inovadoras de produzir energia ecologicamente” que contem conteúdo inédito, a comunidade mundial científica não tem conhecimento desse conteúdo e ainda pode ser relevante para a humanidade, pode ser novos conceitos para a física e na matemática como a geometria, o ebook descreve dois novos movimentos mecânicos, novos conhecimentos para várias soluções e que é necessário continuar a desenvolver.
    Ajudará a combater as alterações climáticas?

Carlos Caetano Responder