Duilia de Mello

Duilia de Mello é uma astrônoma e astrofísica nascida em Jundiaí, interior de São Paulo. Com apenas 14 anos, decidiu seguir a área em que hoje atua. Posteriormente, cursou bacharelado em Astronomia na UFRJ, dedicando-se à astrofísica extragaláctica. Nessa época, era bolsista no laboratório, mas devido às limitações na pesquisa, buscou viver fora do país para continuá-las.

Em seguida, fez seu mestrado no INPE, na mesma área que sua graduação, mas dessa vez especializando-se em radioastronomia. Concluiu o seu doutorado na USP, onde a principal conclusão da sua tese foi a descoberta de populações estelares jovens em galáxias do tipo elíptica que estão acompanhadas de galáxias espirais. Fez também um pós-doutorado no Instituto do Telescópio Espacial Hubble (satélite artificial não tripulado, que transporta um telescópio para luz visível e infravermelho) nos EUA, onde era contratada pela NASA. Trabalhando para a agência, ela percebeu o quanto as mulheres não eram levadas a sério e lutou pelo respeito profissional. Seu segundo pós-doutorado foi no Cerro Tololo Interamerican Observatory no Chile.

No dia 14 de janeiro de 1997, quando estava no Chile a passeio, resolveu ir em um observatório observar as galáxias. Enquanto conferia os mapas, percebeu que havia uma estrela a mais, então percebeu que havia encontrado uma supernova, que foi chamada 1997D.

Ela também participou da descoberta das Bolhas azuis (orfanatos de estrelas). Em 2013, participou também da descoberta da maior galáxia espiral do universo, a galáxia do Côndor.

Duilia tem centenas de artigos publicados. Já foi professora assistente na Universidade Chalmers e cientista visitante na Universidade de Johns Hopkins. Desde 2003, é colaboradora de pesquisas na Goddard Space Flight Center da NASA e, desde 2008, é professora titular da Universidade Católica da América, nos Estados Unidos. Ela teve seu nome na lista das dez mulheres que estavam mudando o Brasil. Já foi selecionada pela revista Época como uma das cem pessoas mais influentes do Brasil.

Desde 2016, coordena o projeto “A Mulher das Estrelas” que busca incentivar mulheres e meninas a seguirem carreiras científicas. Encerro com uma fala da própria Duilia:

“Nós mulheres somos minoria na Astronomia e é sempre difícil ser minoria. Então, a gente vai tentando estimular as mais jovens a seguir essa carreira e também a não desistir nos primeiros obstáculos, porque eles sempre vão existir. Por isso, é importante ter muita resiliência e força de vontade.”

Autora: Ana Flavia Gomes.

Referências:

[1] Duilia de Mello: a mulher das estrelas. Energia inteligente, 2020. Disponível em:

<https://energiainteligenteufjf.com.br/biografia/duilia-de-mello-a-mulher-das-estrelas/>. Acesso em: 17/05/2022.

[2] Alumni em destaque: Duilia de Mello. Alumni USP. Disponível em: <https://www.alumni.usp.br/alumni-em-destaque-duilia-de-mello/>. Acesso em: 17/05/2022.

[3] A Mulher que Nasceu para Brilhar Duilia de Mello. Feira de Ciências, Arte e Cultura, IFSP. Disponível em: <https://feiradeciencias.mto.ifsp.edu.br/?page=ia-medicina>. Acesso em: 17/05/2022.