Elisa Frota Pessoa (1921-2018)

Elisa Frota Pessoa (1921-2018)


   Elisa Frota Pessoa nasceu dia 17 de janeiro de 1921, no Rio de Janeiro. Seu pai era advogado e sua mãe dona de casa. Em 1935, enquanto cursava o ensino médio, despertou o interesse na Física e Matemática e quis tornar-se engenheira. Na época, essa profissão era considerada exclusivamente masculina e teve que mudar de ideia devido à resistência do seu pai, que acreditava que o casamento era a melhor carreira para as mulheres [1,2]. 

   Após não conseguir seguir carreira na engenharia, descobriu o curso superior em Física, mas, dessa vez, mesmo seu pai sendo contrário, em 1940 ingressou na Faculdade Nacional de Filosofia e depois veio a integrar a Universidade do Brasil. Nesse mesmo período, ela se casou com seu professor de Biologia do ensino médio e com ele teve dois filhos [1,3]. 

Em 1942, se formou em Física, sendo a segunda mulher a se formar na área no Brasil. Nesse mesmo ano, tornou-se a assistente do físico Joaquim da Costa Ribeiro até 1944, quando foi nomeada para a cadeira de física geral e experimental. Sua carreira foi marcada por forte preconceito masculino, pois, nessa época, se divorciou de seu primeiro marido e passou a morar com outro homem, algo que não era bem visto pela sociedade na época [1,3]. 

   Em 1949, ajudou na fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e, em 1950, com colaboração de Neusa Margem, publicou o primeiro artigo da nova instituição: “Sobre a desintegração do méson pesado positivo”. Esse trabalho teve, pela primeira vez, resultados que apoiavam experimentalmente a teoria “V-A” das interações fracas, mas, infelizmente, por conta de problemas na publicação, não teve o alcance e reconhecimento desejado [1,5]. 

   Até 1964, no CBPF, coordenou o Laboratório de Emulsões Nucleares, exceto em 1958 e 1959, período em que esteve na University College em Londres. Em 1965, com o Regime Militar, Elisa e seu novo marido Timmo Jayme foram transferidos para a Universidade de Brasília e, pouco tempo depois, para a Universidade de São Paulo. No entanto, em 5 de abril de 1969, com o decreto do AI-5, teve sua aposentadoria forçada. Então ela e seu marido resolveram trabalhar na Europa e Estados Unidos [1,4]. 

   Em 1980, recusou-se a pedir anistia e, nesse mesmo ano, ela e seu marido foram readmitidos no CBPF. Quando reassumiu os seus trabalhos, implantou um laboratório de emulsões nucleares para estudo de espectroscopia nuclear e o comandou até 1991, quando sua aposentadoria compulsória por idade foi decidida, mas continuou como professora emérita até 1995 [1,3]. 

   Elisa Frota Pessoa morreu em 28 de dezembro de 2018, aos 97 anos, em decorrência de uma pneumonia. Elisa contribuiu de uma maneira extremamente significativa na institucionalização da Física no país. Seu trabalho contribuiu na introdução da técnica de emulsões nucleares no Brasil e suas pesquisas auxiliaram na publicação de diversos trabalhos experimentais no Brasil, Europa e Estados Unidos [3,5]. 

   Elisa também foi peça fundamental para a mulher ter mais espaço na ciência no Brasil e hoje é uma grande influência para as meninas que desejam ter a ciência como carreira.

Autora: Ana Carolina Chmilouski Graciano.

Referências: 

[1] CIêNCIAS, Academia Brasileira de. Esther Maia Frota Pessoa. Disponível em: <https://www.abc.org.br/membro/elisa-esther-maia-frota-pessoa/>. Acesso em: 10 jul. 2022. 

[2] INOVAÇÃO, Mulheres e. CONHEÇA ELISA FROTA PESSOA. Disponível em: <https://www.mulhereseinovacao.com.br/conheca-elisa-frota-pessoa/>. Acesso em: 09 jul. 2022. 

[3] ELISA FROTA-PESSÔA, UMA DAS PRIMEIRAS FÍSICAS DO PAÍS, MORRE AOS 97 ANOS. [S.L]: Revista Pesquisa, 31 dez. 2018. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/elisa-frota-pessoa-uma-das-primeiras-fisicas-do-pais-morre-aos-97-anos/>. Acesso em: 09 jul. 2022. 

[4] ROMPENDO BARREIRAS. [S.L]: Revista Pesquisa, fev. 2019. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/rompendo-barreiras/>. Acesso em: 09 jul. 2022. 

[5] MCTI. Cientistas Brasileiros: elisa frota pessoa. Elisa Frota Pessoa. Disponível em: <https://semanact.mcti.gov.br/ciencia-do-brasil/cientistas-brasileiros/>. Acesso em: 09 jul. 2022. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *