Energia Eólica

Energia Eólica


   O vento é utilizado desde a antiguidade para bombeamento d’água, movimentação dos barcos e moagem. Hoje, podemos usá-lo para obtenção de energia, denominada eólica. A energia cinética resultante da força dos ventos é captada pelos aerogeradores e convertida em eletricidade. A estrutura é composta por uma torre, rotor (gira em torno de seu próprio eixo produzindo movimentos de rotação) e pás. Essas giram em uma velocidade de 10 a 25 rpm. O movimento do rotor é multiplicado no interior da nacele (serve para fixar motores), que é onde fica o gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica.

   Por ser uma energia renovável, ela é bastante vantajosa. Outra vantagem, é que para a instalação e manutenção, o custo é bem menor do que outros meios de produção de energia. Ela pode ser gerada em escala residencial, que é muito utilizada em áreas rurais de difícil acesso. Não emitem gases poluentes, resíduos e é inesgotável.

   Em contrapartida, tem um impacto ambiental na região que é instalada, pássaros e morcegos são mortos por se chocarem com as turbinas. O ruído produzido causa um desconforto para a população que reside nas proximidades. Também há poluição visual.

   Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa e Energia), 8,6% da energia produzida no Brasil vem da energia eólica. Mas o potencial para geração dessa energia é três vezes maior do que a capacidade instalada no país. Os lugares mais propícios para sua instalação são o nordeste e a região litorânea.

   Hoje, o Rio Grande do Sul é o que mais produz energia eólica no país, seguido pelo Ceará e Bahia.

   Autora: Ana Flavia Gomes.

Referências

[1] [1] GUITARRARA, Paloma. “Energia eólica”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/energia-eolica.htm. Acesso em 24 de maio de 2022. 

[2] Energia Eólica: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens. Portal Solar. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/energia-solar-x-energia-eolica-precos.html#ancora28. Acesso em: 24 de maio de 2022.

[3] DIANA, Juliana. Energia Eólica. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/energia-eolica/. Acesso em: 24 de maio de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *