A nova corrida espacial: uma nova era de desafios

A nova corrida espacial: uma nova era de desafios


   Em 2022, completou-se 61 anos que o homem foi ao espaço. A corrida espacial foi um dos grandes marcos da Guerra Fria, na qual a disputa da URSS e EUA trouxe grandes avanços para a exploração espacial. Seu fim ocorreu com a chegada do homem à Lua, quando Neil Armstrong desceu do Módulo Lunar Apollo e disse “esse é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”. Assim, os EUA oficialmente venceram a corrida espacial [1]. 

   A atual Estação Internacional Espacial (ISS) tem apenas mais 3 anos de vida útil. Sabendo disso, diversos países e empresas privadas começaram a elaborar seus projetos para novas estações espaciais e missões ao espaço, sendo a China e a SpaceX grandes nomes dessa nova fase [1,2]. O ano de 2021 foi considerado um novo marco para a exploração espacial, com missões agora tripuladas por civis. Muitos cientistas acreditam que essa é uma nova corrida espacial [2,3]. 

   O principal objetivo da nova corrida espacial é a colonização de Marte e o turismo espacial. Marte começou a ser explorada em 1964, quando a sonda Mariner 4, passou por sua órbita e, em 1997, a NASA passou a enviar sondas para explorar o solo do planeta. Além dos EUA, diversos países vêm adquirindo o interesse em explorar o planeta [1]. 

   O bilionário Elon Musk é um dos mais interessados em explorar o planeta. Ele, juntamente a sua empresa SpaceX, tem como principal objetivo colonizar Marte, com o plano de, até 2050, levar 1 milhão de humanos para o planeta. Mas não é apenas Musk que tem interesse no espaço, Jeff Bezos, fundador da Amazon, junto com a Blue Origin, planeja colonizar o Sistema Solar [1,2,3]. 

   Com tantas pessoas, países e empresas interessadas em explorar à sua maneira o espaço, o ano de 2021 foi marcado por diversos avanços tecnológicos para que esses planos possam ocorrer sem grandes problemas em um futuro próximo. Em 18 de fevereiro de 2021, a sonda Rover Perseverance pousou em Marte e passou a explorá-la e, pela primeira vez na história, irá voltar ao planeta Terra com as rochas que irá coletar [4]. 

   Com a sonda enviada pela NASA, foi enviado um equipamento que consegue converter o dióxido de carbono presente na atmosfera de Marte em oxigênio puro e respirável. O equipamento consegue produzir quantidade equivalente a 10 minutos de oxigênio. Além da NASA, a China enviou a mais recente sonda à atmosfera do planeta vermelho e o país divulgou algumas imagens daquele [4]. 

   Com o objetivo de conhecer o Sistema Solar e suas origens, uma nova sonda espacial da NASA, em outubro de 2021, iniciou uma viagem de 12 anos para explorar os asteroides de Júpiter. A sonda tem o nome de Lucy e busca saber mais sobre o Sistema Solar e seus mistérios. A NASA também enviou a sonda Parker Solar Probe para mergulhar na coroa solar, e as imagens recebidas mostram o fluxo de plasma solar [3,4]. 

   O turismo espacial é outro objetivo da corrida espacial. As viagens para o espaço de Jeff Bezos e Richard Branson, marcam uma disputa para determinar de quem será a primeira companhia a levar periodicamente civis ao espaço. Mesmo sendo um empreendimento fútil, ao contrário da exploração, o turismo espacial pode acabar com as falsas suposições feitas sobre o espaço, em especial a ideia de que a Terra é plana [1,4]. 

   A nova corrida espacial está abrindo uma janela de possibilidades para a exploração do espaço que, futuramente, pode fornecer à humanidade novas tecnologias e esclarecer as dúvidas sobre o Universo e sua criação. Quando Marte for oficialmente colonizada será um grande passo para a possibilidade de visitar e explorar outros sistemas e planetas. 

   Autora: Ana Carolina Chmilouski Graciano.

Referências

[1] A NOVA CORRIDA ESPACIAL. [S.L]: Digitalhouse, 24 jul. 2021. Disponível em: <https://www.digitalhouse.com/br/blog/exploracao-espacial/>. Acesso em: 26 jun. 2022. 

[2] COM BILIONÁRIOS, CORRIDA ESPACIAL INAUGURA NOVA ERA (E NOVOS DESAFIOS). [S.L]Revista Galileu, 17 set. 2021. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2021/09/com-bilionarios-corrida-espacial-inaugura-nova-era-e-novos-desafios.html>. Acesso em: 26 jun. 2022. 

[3]  RETROSPECTIVA: ANO DE 2021 FOI MARCO NA CHAMADA NOVA CORRIDA ESPACIAL. Brasília: Radio agência nacional, 02 jan. 2022. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2022-01/retrospectiva-ano-de-2021-foi-marco-na-chamada-nova-corrida-espacial>. Acesso em: 26 jun. 2022. 

[4] 12 AVANÇOS DA CORRIDA ESPACIAL EM 2021. [S.L]: O Especialista, 31 dez. 2021. Disponível em: <https://oespecialista.com.br/12-vezes-em-que-a-humanidade-foi-ao-espaco-em-2021/>. Acesso em: 26 jun. 2022. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *