Conheça os benefícios da leitura

Conheça os benefícios da leitura


   Todos já tiveram a experiência de ler um bom livro, no qual mergulhou na trama. E você sabia que a leitura pode trazer diversos benefícios cognitivos, físicos e mentais?
   Para começar, precisamos definir o que é uma “leitura”. Pode-se dizer que a leitura não é somente o ato de decodificar um código (linguagem), mas o ato de ler se concretiza quando o leitor consegue criar uma interpretação do que está sendo “observado” [1].
   Dessa forma, a leitura se torna uma atividade ativa, a qual pode produzir diversos benefícios. Serão mencionados alguns.
   De acordo com a pesquisa realizada por Augusto Buchweitz, no Instituto do Cérebro, o ato de ler estimula o cérebro, desse modo, sendo essencial para o desenvolvimento de habilidades como: imaginação, antecipação, mentalização e aprendizagem, visto que a leitura exige tais habilidades [1,2]. Além disso, Buchweitz afirma que diferentes gêneros de leitura estimulam diferentes áreas do cérebro. Por exemplo, pessoas que se envolvem em leituras de suspense ativam áreas cerebrais que estão, diretamente, relacionadas às memórias de modo a tentar antecipar eventos, ou ainda, ao ler um romance ou ficção ativam-se áreas do cérebro relacionadas com a empatia [1-4].
   Além do desenvolvimento das habilidades acima mencionadas, existem alguns benefícios para a saúde. Dentre eles, destaca-se o fato de que, o hábito da leitura pode reduzir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o alzheimer e demência, segundo o artigo Life-Span cognitive activity, neuropathologic burden, and cognitive aging [3,5]. Ler também ajuda a reduzir os níveis de estresse, como apontado em Reading “can help reduce stress” [3,4].
   É importante ressaltar que para aproveitar tais benefícios, basta desenvolver o hábito da leitura, não importando quanto tempo é dedicado [4]. Desse modo, pode-se concluir que a leitura é uma atividade saudável e deve ser incentivada desde a infância.

Autor: Leonardo Raphael Otto de Rocco.

Referências:
[1] FREIRE, K; GONDINHO, R.. Leitura e saúde mental. Philogus, Rio de Janeiro, n. 27, p. 750-760, junho de 2021.
[2] Hábito da leitura estimula o cérebro e promove benefícios para a saúde mental. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura/#:~:text=Estudos%20apontam%20que%20ler%20pode,doen%C3%A7as%20como%20dem%C3%AAncia%20e%20Alzheimer. Acessado em: 13/02/2022.
[3] ABDO, H.. 7 provas que ler faz bem para sua saúde. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/12/7-provas-de-que-ler-faz-bem-para-sua-saude.html. Acessado em: 13/02/2022.
[4] BERNAL, I.. Razões científicas para ler mais do que lemos. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/11/cultura/1484155657_662258.html. Acessado em: 13/02/2022.
[5] ABREU, M.. Qual a importância da leitura para a saúde mental? Disponível em: https://falauniversidades.com.br/qual-a-importancia-da-leitura-para-a-saude-mental/. Acessado em: 13/02/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *