A matemática faz parte da natureza ou é um surto coletivo?

A matemática faz parte da natureza ou é um surto coletivo?


   Desde que o primeiro homem começou a contar, muito de nossa civilização evoluiu e, junto com ela, a Matemática. Ela é imprescindível em nosso cotidiano, pois, sem tal conhecimento, você não navegaria pela internet com seu aparelho digital.  

   Com a Matemática, é possível descrever grande parte do mundo em que vivemos, mas, devemos nos perguntar, ela já estava aqui e apenas descobrimos fragmentos dela ou ela foi inventada pelo ser humano? Essa é uma questão que pode deixar qualquer um maluco, nem mesmo os matemáticos sabem exatamente a resposta para isso, mas teorias filosóficas foram desenvolvidas para tentar provar cada um dos lados [1].  

   A Física atual consegue prever a maioria dos fenômenos matematicamente, como: as equações de Maxwell, as 10 equações da relatividade e a teoria quântica de campos. É incrível que a Matemática pode descrever nosso mundo muito bem, o que nos leva a pensar se tais fatos são coincidências ou ocorre devido ao seu desenvolvimento ter se dado exatamente para tal fim [1].  

   Tal fato intrigou muitos físicos, como Einstein afirmou: “como é possível que a Matemática, um produto do pensamento humano que é independente da experiência, se encaixe tão bem com os objetos de nossa realidade física?” [1]. 

   Os físicos tentam utilizar de ferramentas matemáticas para descrever fenômenos vistos na natureza, como feito por Newton, aos 24 anos, quando criou o cálculo diferencial e integral. Já os matemáticos tentam desvencilhar tal linguagem do mundo real e trabalhar apenas no que é conhecido como mundo abstrato [1].  

   Quando a geometria estava sendo desenvolvida por Euclides, com seus axiomas, parecia que tudo se encaixava, entretanto, atualmente, sabemos que ela não é exata no mundo real, mas temos diversas aplicações: o sequenciamento de Fibonacci e os fractais, como conchas. A geometria euclidiana foi pensada para ser utilizada em um plano, mas, como sabemos, a Terra é uma esfera e, portanto, a menor distância entre dois pontos não é uma reta, como descrito por Euclides, surgindo a geometria não euclidiana. A teoria da relatividade de Albert Einstein só foi possível com a utilização dessa matemática extremamente difícil, desenvolvida por Carl Friedrich Gauss, no século XVIII e aprimorada por Bernhard Riemann, no século XIX, sendo iniciada como um exercício filosófico, totalmente abstrata e sem aplicação física [1].  

   Coincidências dessa forma leva-nos à questão título deste Blog. Várias pessoas tentaram respondê-la e três categorias de respostas foram criadas por Jonathan Tallant, professor de Filosofia da Universidade de Nottingham [1].  

   O Platonismo é a primeira destas, e pode ser explicado simplesmente com o filme Matrix, em que Neo “acorda” para o mundo real e descobre que estava vivendo em uma simulação de computador. Ele descobre que possui poderes no mundo virtual, como: saber todas as informações daquele local, a distribuição do peso de algum objeto, o código das cores dele, pois tudo que existe foi programado por máquinas [1]. 

   Os platonistas não acreditam que realmente estamos em uma Matrix, esse é apenas um exemplo didático, mas acreditam que vivemos em um mundo descrito por um código, a Matemática. Quando criamos equações e fórmulas que descrevem nosso mundo, estamos hackeando a linguagem que descreve o Universo, desta forma, a Matemática é uma descoberta. Ela já está lá, porém, os números não existem e pertencem a um plano abstrato, esotérico, e, é por esse motivo, Platão está envolvido nessa teoria [1].  

   Em oposição a teoria platônica, estão os nominalistas, como Nietzsche. Para eles, os números não existem, os seres humanos os criaram junto a toda Matemática. Dessa forma, ela não está intrinsecamente na natureza e, em caso de extinção da raça humana, ela desaparecia junto. Para eles, se a Matemática é uma ferramenta para contar ou calcular a velocidade de um objeto, ela é assim pois a criamos exatamente para esse fim [1].  

   Um pouco menos radical que eles, temos o terceiro, o Ficcionalismo, em que os números são tão reais como as histórias de Star Wars, ou seja, para eles os números não existem. O Universo é como uma grande partida de xadrez, um jogo que obedece sempre às mesmas regras, possuindo inúmeras possibilidades de jogadas. Para eles, essa é a Matemática e o que fazemos é descobrir quais jogadas são possíveis [1].  

   Se a Matemática foi inventada ou não ainda não sabemos, mas ela funciona e isso é um fato. O mais interessante disso tudo é que ainda há uma possibilidade de descobrir essa resposta, e isso ocorrerá quando tivermos em contato com uma civilização extraterrestre com tecnologia avançada. Sua engenharia e computação baseiam-se na Matemática que conhecemos? Vamos esperar para ver [1]. 

Autor: Rafael Welter.

Referências:

[1] Vaiano, Bruno. A matemática foi descoberta ou inventada? Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/a-matematica-foi-descoberta-ou-inventada/. Acesso em; 24/01/22 

Referências da imagem:  

https://www.rugidoverde.com/2019/11/25/matrix-sportinguista/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *