Resenha: Ansiedade – Histórias reais sobre como conviver com o transtorno

Resenha: Ansiedade – Histórias reais sobre como conviver com o transtorno


Autora: Thalía Magalhães. 

Publicação: 2021. 

Editora: Editora Escreva. 

   Todos já tiveram uma sensação de aperto no peito, insegurança sobre algumas atividades a serem cumpridas, medo do futuro e até um pouco mais. Situações assim podem ser normais caso você as sinta com uma frequência baixa. Mas sentir com constância pode ser um alerta para algo mais sério: os transtornos de personalidade, nesse caso, transtornos de ansiedade.  

   E é com parte da sinopse deste livro que começo minha resenha: 

“O aperto no peito, as noites de insônia, a angústia e o choro preso na garganta em momentos aleatórios do dia, o medo que domina. Esses sintomas que chegam devagar e, de repente, te impedem de seguir com a rotina normalmente até chegar a um ponto de achar que está tendo um infarto por causa da taquicardia e da falta de ar. São os sintomas mais comuns do transtorno de ansiedade.” 

   A ansiedade é atualmente um problema recorrente na população mundial, entretanto, focando apenas no Brasil, 80% da população brasileira apresenta sintomas graves de ansiedade de acordo com uma pesquisa de 2020 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

   Por isso este livro pode nos ajudar, como ajudou a mim (autora desta resenha). São histórias de como pessoas diagnosticadas com diferentes tipos de transtorno de ansiedade lidam com suas questões mentais. Elas mostram que, apesar dessas questões, ainda pode-se ter uma vida “saudável”. É claro, nada disso que lemos pode substituir o tratamento, mas as histórias nos ajudam a repensar a respeito das atitudes que podemos ter e a conhecer a si mesmo.  

   Não há muito além para se falar sobre este livro. Ele é bom, em especial por incentivar, em seu final, pessoas que se identifiquem a buscarem ajuda. Então, recomendo fortemente a leitura, uma vez que ela pode ajudar a todos, tanto a entender a respeito desses tipos de transtornos, como também a lidar e ajudar caso vejam uma situação parecida acontecer.  

   Ademais, não deixem de realizar tratamento, e, em caso de necessidade, saibam que, além da leitura, há também tratamentos gratuitos oferecidos pelo SUS aqui no Brasil. Se informem, leiam este livro e não deixem de cuidar de sua saúde mental!  

Autora da resenha: Mariana Carachinski.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *