Gladys West: a “mãe” do GPS

Gladys West: a “mãe” do GPS

   Gladys Mae West, mulher, cientista e negra, nasceu em 1930 no estado da Virgínia, nos Estados Unidos (EUA). De família humilde, lutou muito para atingir seu objetivo de concluir os estudos e seguir carreira na área de sua formação, a Matemática [1,2]. 

   No ensino médio, Gladys dedicou-se excepcionalmente a sua educação, onde se formou como primeira aluna da classe e ganhou uma bolsa de estudo na Universidade de Virgínia, ingressando na graduação de Matemática [1]. 

   Mesmo com a bolsa, necessitava trabalhar para manter-se na universidade, assim exercendo a função de babá. Após formada, lecionou por 2 anos antes de iniciar o mestrado [2].  

   No ano 1956, foi a segunda mulher negra a ingressar no Campo de Provas Naval da Virgínia, em Dahlgren, onde sua função era coletar dados dos satélites em órbita e depois inseri-los nos supercomputadores da base para análise de elevações de superfície [1,2].   

   Dedicada ao trabalho, Gladys foi indicada por seu supervisor para diretora do projeto do satélite Seasat, o primeiro com a função de sensoriamento remoto dos oceanos por meio de radar. Nesse projeto, Gladys realizou um trabalho excelente ganhando prêmio e, em pouco tempo, tornou-se programadora de supercomputadores e diretora do projeto de processamento de dados usados em análises de satélites [1].  

   Mas foi em 1980 que realizou seu maior trabalho: a programação que calculava o geoide da Terra com precisões suficientes para a existência do GPS [1,3]. 

   Além dos primeiros passos para a construção do GPS, ela também desenvolveu um guia para melhorar a precisão dos dados obtidos por satélites, que auxiliou os futuros cientistas em seus estudos [3,4]. 

   Na base naval, trabalhou por 42 anos e se aposentou em 1998. Logo após sua aposentadoria, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), o qual afetou diversas funções do corpo e, por meio de fisioterapia, recuperou-se e realizou seu doutorado em Administração Pública e Política [1,3,4]. 

    Além do AVC, também necessitou de quatro pontes de safena e tratou um câncer em 2011. Mesmo com toda sua dedicação e contribuição para sociedade, somente em 2018 Gladys foi inserida no Hall da Fama dos Pioneiros do Espaço e Mísseis da Força Aérea dos Estados Unidos. Atualmente, com 91 anos, é considerada uma das 100 mulheres influenciadoras e inspiradoras da BBC em 2018 [2,3]. 

Autora: Gabriela Folmer Miss.

Referências:

[1] GRACIELLE, Julia. Gladys West, a programadora de computadores que abriu as portas para uma das invenções mais usadas no mundo: o GPS. Disponível em: https://noticiapreta.com.br/gladys-west-a-programadora-de-computadores-que-abriu-as-portas-para-uma-das-invencoes-mais-usadas-no-mundo-o-gps/. Acesso em: 29 nov. 2021. 

[2] FUJITA, Gabriela. “Mãe” do GPS foi criada em fazenda e trabalhou como babá para poder estudar. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/03/24/mae-do-gps-foi-criada-em-fazenda-e-trabalhou-como-baba-para-poder-estudar.htm. Acesso em: 29 nov. 2021. 

[3] INSTITUTO de engenharia. Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Gladys West. Disponível em: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/22/mulheres-que-mudaram-a-engenharia-e-a-ciencia-gladys-west/. Acesso em: 29 nov. 2021. 

[4] INSIDE GNSS. Dr. Gladys West, A Hidden Figure Important to Early GPS Development, Awarded the Prince Philip Medal for Engineering. Disponível em: https://insidegnss.com/dr-gladys-west-a-hidden-figure-important-to-early-gps-development-awarded-the-prince-philip-medal-for-engineering/. Acesso em: 29 nov. 2021. 

Referência da imagem:

[4] INSIDE GNSS. Dr. Gladys West, A Hidden Figure Important to Early GPS DevelopmentAwarded the Prince Philip Medal for Engineering. Disponível em: https://insidegnss.com/dr-gladys-west-a-hidden-figure-important-to-early-gps-development-awarded-the-prince-philip-medal-for-engineering/Acesso em: 29 nov. 2021. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *