Resenha: A música dos números primos

Resenha: A música dos números primos


Autor: Marcus Du Sautoy. 

Ano de publicação: 2007.

Gênero: Divulgação Científica. 

   O livro de Sautoy conta histórias e curiosidades do Universo Matemático envolvendo os números primos. Estes são números especiais, já que são divisíveis apenas por 1 e por eles mesmos, se divididos por qualquer outro, obtemos uma divisão não exata, isto é, sempre há um resto. Se você analisar uma tabela de números primos até um número suficientemente alto, digamos 10.000, você não encontraria nenhum padrão evidente em relação a suas posições, ou seja, você não seria capaz de prever quando outro primo surgiria depois de 10.000. Muitos foram os cientistas que tentaram desbravar esse caminho tortuoso e escuro e poucos conseguiram encontrar alguma lógica no mundo dos primos.  

   Sautoy percorre várias histórias de diversos cientistas envolvendo descobertas acerca dos números primos, desde Euclides, o qual assegurou a existência de infinitos primos, passando por F. Gauss, que foi o primeiro cientista a encontrar um padrão entre esses números com a utilização de logaritmos, até B. Riemann, que formulou uma hipótese que esclareceria esse problema matemático tão intrigante. No entanto, essa hipótese é, até hoje, uma conjectura, isto é, não há provas de que é verdadeira ou falsa. 

   Apesar da ausência de prova, os cientistas conseguiram enormes avanços em suas áreas ao suporem a conjectura como verdadeira. O livro mostra como a Hipótese de Riemann se relaciona com a criptografia e até mesmo com bilhares quânticos. Tudo mostra que a hipótese seja verdadeira, mas sem provas não existem afirmações concretas. 

   A enorme quantidade de curiosidades no livro de Sautoy, torna a leitura intrigante e nunca tediosa. Além do mais, o autor nos instiga a ler cada vez mais, sem vontade de parar, ao nos contar fofocas do mundo científico e construir a personalidade dos personagens com tamanha elegância.  Ficamos sabendo da história de G. H. Hardy, o matemático ateu que desafiava Deus, K. Gödel, tímido matemático e logicista que impactou toda uma era científica e morreu de fome por medo de ser envenenado e muitos outros. 

   A música dos números primos é um livro de fácil leitura, recomendado ao público geral, mas, em particular aos jovens cientistas que desejem se aventurar nos embates matemáticos para solucionar a Hipótese de Riemann. Essa conjectura é tão importante na Matemática, que foi estipulado um prêmio de 1 milhão de dólares para quem solucioná-la e o livro consegue magnificamente explicar as motivações por trás dessa conjectura. 

Autora da resenha: Rieli Tainá Gomes dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *