Resenha: Em algum lugar nas estrelas

Resenha: Em algum lugar nas estrelas


Autor: Clare Vanderpool.

Ano de publicação:  2013.

Gênero: Ficção de aventura.

   Em toda minha vida como leitora nunca havia encontrado um livro que descrevesse tão bem o significado de amizade. Essa magnífica história se inicia quando o jovem Jack Baker perde sua mãe. Então seu pai Capitão das Forças Armadas, John Baker Jr, resolve mandá-lo para a escola de meninos de Morton Hill, no Maine. O jovem Jack é obrigado a deixar sua vida no Kansas e aceitar sua nova vida no outro lado do país, levando consigo a culpa pela morte de sua mãe e também o ressentimento por seu pai que sempre se manteve distante ao longo de sua vida. 

   O que Jack menos esperava é que as coisas tenderiam a ter uma melhora, assim que ele conhecesse o “estranho” Early Auden, que aparece nas aulas quando bem entende, mora no porão da escola e não gosta de incômodos. Apesar de todos estes poréns, Early é um garoto muito inteligente, cheio de manias, e traz consigo uma grande fascinação pelo número Pi. 

   Early fantasia o número Pi em um personagem e cada número é uma aventura do personagem. O garoto narra a história para Jack e relata que para ele, os números não são apenas números, mas sim, azul e roxo, areia e mar, áspero e liso, barulho e sussurro tudo ao mesmo tempo (bem como foi descrito na pág 125).

   O laço que Jack e Early acabam construindo é algo que traz luz à vida do menino que só sentia solidão. Em uma das aulas de matemática que Early se fez presente, o professor comenta a possibilidade de um pesquisador ter encontrado o fim para o número PI. Isto deixou o garoto extremamente enfurecido, decidindo assim sair para uma cruzada em um barco guiados pelas constelações. 

“Senti uma inquietação crescer dentro de mim. Não queria ficar sozinho com a tristeza, a chuva e os fantasmas do passado. Sabia que seguiria Early onde quer que ele fosse. Ele pode se perder e me levar junto, mas é melhor do que ficar perdido e sozinho. Era o que eu pensava, pelo menos.” (pág. 104)

   O que será destes meninos nesta cruzada em busca de uma resposta para o possível fim do número Pi? Este livro é realmente intrigante e de tirar o fôlego. As aventuras de Jack, Early e o Pi acabam se entrelaçando, deixando ainda mais instigante a leitura. Posso afirmar queeste livro mudou completamente a minha visão sobre amizade e companheirismo. Todos deveriam ter um Early Auden em sua vida.  

Autora da resenha: Lorraine Fiuza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *