Inge Lehmann: Geodesista e Sismologista(1888-1993)

Inge Lehmann: Geodesista e Sismologista(1888-1993)


   Inge Lehmann foi uma geodesista e sismologista, que revolucionou os estudos sobre terremotos. Por meio das análises de  dados sísmicos (ondas P), em 1936, descobriu a consistência do núcleo do planeta Terra, afirmando que o núcleo terrestre não era constituído apenas de material fundido, e que o núcleo interior, além de sua existência, possuía propriedades físicas diferentes dos núcleos externos [1,2]. 

   Lehmann nasceu na Dinamarca em Østerbro, uma região próxima a Copenhague, e estudou em uma escola pedagógico-progressista que era liderada por Hanna Adler, tia de Niels Bohr. Seu pai Alfred Georg Ludvik Lehmann era um psicólogo experimental e segundo Inge, Hanna e Alfred foram os responsáveis pelo seu desenvolvimento intelectual. Logo após terminar a escola Inge estudou matemática nas Universidades de Copenhague e Cambridge, e depois de alguns anos se tornou assistente do geodésico Niels Erick Nørlund, que lhe deu um cargo para a criação de observatórios sismológicos na Dinamarca e Groenlândia [1].

   Em 1928, ela recebeu o título de geodésica e chefe do departamento de sismología, no Instituto Geodésico de Dinamarca, a partir desse período Inge realizou suas diversas descobertas se tornando uma referência nesse campo de estudos e ganhando diversos cargos de alta importância, como a presidência da European Seismological Federation e da Danish Geophysical Society [3]. Além desses cargos, Lehmann conquistou diversos prêmios, dentre eles a medalha de ouro da Royal Society em 1965 [2,3].

   Inge se aposentou em 1953, porém foi para os Estados Unidos, onde trabalhou por vários anos com Maurice Ewing e Frank Press, pesquisando sobre a crosta e o manto superior da Terra. Durante esse tempo ela realizou outra descoberta, uma descontinuidade sísmica entre diversas camadas do interior terrestre, que recebeu o nome de “descontinuidade Lehmann” [1,4]. 

   Dois anos depois de sua morte, a American Geophysical Union criou a Medalha Inge Lehmann em homenagem dela, que a partir de 1997, foi concedida a pesquisadores que apresentaram “contribuições notáveis para a compreensão da estrutura, composição e dinâmica do manto e núcleo da Terra” [4].

Escrito por: Rafaela Choqueti Camargo de Meira

Referências:  

[1] SILVA, Vanildo Rezende. Biografia – Inge Lehmann. Disponível em: https://aordemnaturaldascoisas.blogs.sapo.pt/biografia-inge-lehmann-5480018. Acesso em 20 de setembro de 2020.

[2] VILLA, Adriano. Inge Lehmann: O início de sua caminhada. Disponível em: https://www.grupoescolar.com/pesquisa/inge-lehmann.html. Acesso em 20 de setembro de 2020.

[3] CARLOWICZ, Michael. Inge Lehmann (1888-1993). Disponível em: https://honors.agu.org/inge-lehmann-1888%E2%80%931993/ . Acesso em 13 de outubro de 2020.

[4] RAFFERTY, John. Inge Lehmann: Danish seismologist. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Inge-Lehmann. Acesso em 13 de outubro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *