Louis Bachelier: Pai da Matemática Financeira (1870 – 1946)

Louis Bachelier nasceu na França, em Le Havre, no ano de 1870. Durante o lycée (equivalente ao ensino médio), Bachelier demonstrou grande aptidão nas disciplinas de Matemática e Ciências, de tal forma que, ao se formar poderia ter ingressado em qualquer grande Ècole (equivalente às universidades de elite) [1].

Impedido pela morte dos pais, Bachelier teve que seguir com os negócios da família, um pequeno comércio de vinho, também tendo que cuidar de seus irmãos (uma irmã mais velha e um irmão de 3 anos). Prosseguiu assim por 2 anos antes de ser convocado a prestar serviço militar [1 – 3].

Quando dispensado, em 1892, ele quis dar continuidade a seus estudos. No entanto, não poderia se candidatar a uma Ècole, desse modo, matriculou-se na Université de Paris (Sorbonne), local onde se formou em Matemática. Após o término da graduação, Bachelier permaneceu na universidade para concluir o doutorado. Sua tese foi supervisionada por Poincaré e concluída em 1900, com o título “Théorie de la Spéculation”. Sua tese recebeu o grau de honorable (que não era a nota mais alta, Très honorables) [1, 2].

A tese de doutorado de Bachelier foi muito inovadora e, posteriormente viria a se tornar a base da Matemática Financeira, embora, na época, não tenha sido recebida com muito entusiasmo pelos avaliadores. Isso ocorreu pelo fato de que, na época do doutorado de Bachelier, os matemáticos tentavam reconhecer quais eram os métodos adequados para a área, priorizando, assim, os temas de matemática pura [1, 3].

Entre 1910 e 1914, Louis trabalhou como professor não remunerado, em Sorbonne. Em 1914, foi convocado para o exército novamente, em que serviu até o término da guerra. No pós-guerra, entre 1919 e 1926, Bachelier trabalhou como professor convidado em algumas universidades como Besançon, Dijon e Rennes, nenhuma era uma universidade de prestígio, mas, ao menos, o emprego era remunerado. Em 1927, candidatou-se ao cargo de professor titular, em Dijon, mas foi rejeitado, pois um colega seu, Paul Lévy, afirmou ter encontrado um erro no trabalho de Bachelier (posteriormente Lévy viria a mudar de ideia). No entanto, Louis conseguiu a vaga em Besançon em 1927, onde lecionou até se aposentar em 1937 [1 – 3].

Em 1946, Louis Bachelier faleceu. Sua tese foi “redescoberta” por Paul Samuelson, um importante economista que trabalhava no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e um dos primeiros ganhadores do prêmio Nobel de Economia. Também, mais tarde, a tese foi utilizada por Fischer Black, que a tomou como base para formular, juntamente a Myron Scholes, a equação conhecida como Black-Scholes (confira também a história que precedeu o surgimento de Wall Street:)[1, 3] .

Escrito por: Leonardo Raphael Otto de Rocco

Referências

[1] WEATHERALL, James. A Física de Wall Street: uma breve história de prever o imprevisível.  Elsevier

[2] FORFAR, David. Louis Bachelier. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Bachelier/. Acessado em 10/08/2020.

[3] BERNSTEIN, Jeremy. On Louis Bachelier. Disponível em: https://inference-review.com/letter/on-louis-bachelier. Acessado em: 10/08/2020.