Resenha de: A Física de Wall Street

Resenha de: A Física de Wall Street


Autor: James Owen Weatherall.

Ano de publicação: 2014.

Gênero: Divulgação Científica, Matemática.

   A Matemática Financeira foi uma área inovadora que, inicialmente, tinha por objetivo descrever o comportamento dos mercados financeiros, criando os principais modelos matemáticos de economia. Posteriormente, buscou-se a aplicabilidade dessas teorias e, atualmente, ela é bastante usada pelos “Traders” e grandes investidores.

   O livro A Física de Wall Street traz um pouco da história dos principais matemáticos e físicos juntamente com aos modelos propostos por eles, que contribuíram para o surgimento de uma nova área. É discorrido desde Bachelier, matemático que propôs a aleatoriedade dos preços, passando pelo modelo de Black-Scholes, o qual tratava da precificação das ações, até chegar à fundação de Wall Street, conhecida principalmente por ser o centro histórico do distrito financeiro de Nova York.   

   No decorrer da leitura, nota-se o esforço dos matemáticos em desenvolver um modelo confiável, com o qual fosse possível descrever o “movimento” da economia, e o papel dos físicos para tornarem esses modelos aplicáveis. Exemplos de físicos que atuaram na área de economia são Norman Packard e Doyne Farmer, que aplicaram a ideia de sistemas caóticos no mercado financeiro. Destaca-se, também, a contribuição dos físicos e matemáticos nos períodos das crises que abalaram os Estados Unidos, no século passado (a crise de 1929 e o crash da bolsa em 1987) e no período de 2007 a 2008.

   O autor consegue intercalar, de maneira dinâmica, as histórias dos matemáticos e das teorias que eles desenvolveram, além de, por meio de breves explicações, expor como cada teoria em questão funciona, sem abordá-las com rigor matemático. Desse modo, a leitura não se torna cansativa e deixa fácil a compreensão dos conteúdos abordados.

   Para finalizar, o livro mostra que a Matemática e a Física podem ser aplicadas nas mais diversas áreas, nesse caso na economia. Portanto a Ciência, como parte do conhecimento humano, tem muito a oferecer para o desenvolvimento tecnológico, econômico e cultural. Citando Warren Buffett, após a crise de 2008: “cuidado com os nerds que produzem fórmulas”.

Autor da resenha: Leonardo Raphael Otto de Rocco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *