Edward Jenner: O pai da vacina (1749-1823)

Edward Jenner: O pai da vacina (1749-1823)


   Edward Jenner foi um médico britânico, que ficou conhecido como o “pai da vacina”, devido à sua descoberta sobre a imunização da varíola. Nasceu em Berkeley na cidade de Gloucestershire, no dia 17 de maio de 1749. Edward era muito interessado pela natureza de forma geral, com 14 anos tornou-se aprendiz de cirurgião, o que lhe fez aprender sobre farmácia e cirurgia em geral [1].

   Em 1770, Edward foi a Londres para completar o seu treinamento com o seu mentor John Hunter, que o encorajou a estudar seus interesses: história natural e cirurgia. Anos mais tarde, Edward escreveu um artigo sobre os pássaros cucos, no qual identificou que esses pássaros alcançavam o tamanho adulto em 2 semanas, o que fazia com que eles derrubassem os seus “irmãos mais novos” do ninho, garantindo a sua sobrevivência [1 – 2].

   Durante a sua prática de cirurgião, escutou uma enfermeira mencionando que ela não contraiu varíola porque já tinha contraído a varíola bovina, fazendo com que ela fosse imune à doença. Por conta desse comentário, Edward começou a observar os seus pacientes em um período de 10 anos, visando relacionar as infecções.

   Quando uma colega enfermeira, Sarah Nelmes, foi infectada pela varíola bovina, Edward recolheu amostras da infecção e, no dia 14 de maio de 1796, ele expôs um garoto de oito anos a amostra do vírus, fazendo com que o garoto contraísse a doença e fosse tratado, para então no dia 1 de julho ele expor o garoto a varíola. Dias depois o menino não contraiu a doença, o que levou à conclusão de que o garoto ficou imunizado à doença devido ao contato com a varíola bovina [1 – 2].

   Já que o método de imunização tinha como base a varíola bovina, recebeu o nome de vacina, que seria uma forma derivada do latim variolae vaccinae (varíola da vaca) [3]. 

   Edward enviou a sua descoberta para o presidente da Royal Society, o qual se recusou a publicá-la. Apesar disso, Edward continuou utilizando o seu método e enviando os seus resultados para vários médicos [1].

   No ano de 1802, alguns médicos interpretaram errado o processo de imunização, expondo os pacientes à varíola em um estágio inicial da imunização, e esse erro resultou na infecção de várias pessoas. Devido a tal episódio, a descoberta de Edward sofreu duras críticas, entre elas há a charge “The cow pock” feita por James Gilray (cartunista famoso por sua sátiras políticas), na qual mostra as pessoas sofrendo mutações de vaca por causa da vacina [1].

   Esses acontecimentos irritaram muito Edward, pois ele sabia que o método dele era eficaz quando usado corretamente, e foi zombado e criticado devido ao mal uso de sua descoberta, o que fez com que seu método fosse ridicularizado na Inglaterra; todavia, acabou se destacando no resto do mundo [1 – 2].

   Por exemplo, o rei da Espanha fez uma expedição que terminou em 1806, em que vacinou por volta de 230.000 pessoas nas colônias espanholas. O imperador Francês, Napoleão Bonaparte, vacinou todos os seus soldados, e, como forma de gratidão liberou prisioneiros ingleses a pedido de Jenner, dizendo que “Nada posso negar a Jenner”. Em 1804 a vacina já havia chegado no Brasil, mas mesmo assim continuava com controversas na Inglaterra [1 – 4].

   Edward Jenner recebeu diversas menções honrosas devido a sua descoberta, tornou-se membro da Royal Society of Medicine, recebeu Doctor Honoris Causa em Harvard, entre outras gratificações e homenagens. Teve até uma premiação dada a pessoas que trazem avanço à Epidemiologia, em que a medalha leva o seu nome (medalha Edward Jenner).

   Além de sua contribuição com as vacinas, Edward também foi responsável por identificar a arteriosclerose (enfermidade em que formam-se “placas” nas artérias) e a relacionar com a angina (dor torácica resultante da falta de oxigênio no coração), o que favoreceu futuros estudos sobre a enfermidade [1 – 2].

   Passou os seus últimos anos alertando sobre a importância da vacinação, estudando a migração de pássaros, escrevendo poesias e tocando violino. Faleceu em janeiro de 1823 devido a um derrame cerebral. o último caso de varíola transmitido naturalmente foi 26 de Outubro de 1977 e foi considerada a primeira doença erradicada pela Organização Mundial de Saúde em 1980 [1].

Escrito por: Vinicius Andrade de Oliveira

Referências

[1] MCNALLY, Joseph. Biography: A brief life of Dr Edward Jenner. In: Seminars in Pediatric Infectious Diseases. WB Saunders, 2001. p. 81-84.

[2] WINKELSTEIN JR, Warren. Not just a country doctor: Edward Jenner, scientist. Epidemiologic reviews, v. 14, n. 1, p. 1-15, 1992.

[3] BAXBY, Derrick. Edward Jenner’s Inquiry; a bicentenary analysis. Vaccine, v. 17, n. 4, p. 301-307, 1999.

[4] FRANCO-PAREDES, Carlos; LAMMOGLIA, Lorena; SANTOS-PRECIADO, José Ignacio. The Spanish royal philanthropic expedition to bring smallpox vaccination to the New World and Asia in the 19th century. Clinical infectious diseases, v. 41, n. 9, p. 1285-1289, 2005.

[5] Imagem retirada de:  “Morte de Edward Jenner”, disponível em: http://mortenahistoria.blogspot.com/2014/01/morte-de-edward-jenner.html. Acessado em 30/06/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *