Tim Berners-Lee (1955 ~)

Tim Berners-Lee (1955 ~)


   Tim Berners-Lee é um cientista da computação britânico conhecido e creditado por ser o criador da Rede mundial de computadores (WWW, do inglês World Wide Web) [1].

   Tim Berners-Lee nasceu em 8 de junho de 1955 e cresceu no mesmo lugar: em Londres. Para Tim, a computação surgiu naturalmente em sua vida, uma vez que seus pais trabalhavam no Ferranti Mark I, o primeiro computador comercial. Após concluir sua graduação em Física na Universidade de Oxford, em 1976, tornou-se também engenheiro de software. Em seguida, durante dois anos, Berners-Lee projetou software de computador na Plessey Telecommunications Ltd., situada em Poole, na Inglaterra. Ocupou ainda, posteriormente, diversos cargos no ramo da indústria de computadores, compreendendo um período de junho a dezembro de 1980 como consultor de engenharia de software na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (conhecido como CERN), o laboratório europeu de Física de Partículas em Genebra, na Suíça [1-2].

   Tim é também o co-fundador  e CTO (diretor de tecnologia, do inglês Chief Technology Officer) da Inrupt.com. Essa empresa de tecnologia opera, promove e ajuda a desenvolver a plataforma Solid de código aberto. Esta, por sua vez, fornece às pessoas o controle sobre seus dados. Solid é uma iniciativa com o objetivo de afastar muitos dos problemas da atual WWW. Além disso, é mais adequada para um mundo no qual as pessoas estejam no controle e apta para grandes quantidades de dados, sejam estes privados, compartilhados ou públicos [1-3]

   Em 1994, já atuando no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, Berners-Lee fundou o W3C (World Wide Web Consortium), uma comunidade internacional que tem como objetivo garantir que a rede se mantenha e se desenvolva de forma livre. Até hoje, ele continua a dirigir a entidade [4]

   Em 2001, tornou-se membro da Royal Society. Ao longo de sua vida, recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo o Prêmio Japão, o Prêmio Fundação Prince of Asturias, o Prêmio Millennium Technology e o Prêmio Die Quadriga da Alemanha. Em 2004 ele foi condecorado pela Rainha Elizabeth. Em 2009, Lee foi eleito associado estrangeiro da Academia Nacional de Ciências [3-4].

   Em 4 de abril de 2017, Tim recebeu o Prêmio ACM A.M. Turing por inventar a World Wide Web, o primeiro navegador da Web, e os protocolos e algoritmos fundamentais que permitem a expansão da Web. O Prêmio Turing, chamado de “Prêmio Nobel da Computação”, é considerado um dos mais prestigiados prêmios em Ciência da Computação, sendo concedido anualmente pela Associação para Maquinaria da Computação   [4].

   Tim Berners-Lee dedica tempo à luta por direitos como neutralidade da rede, privacidade e abertura da Web. Ele também é professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Oxford, Reino Unido [3].

Escrito por: Matheus Vieira Camargo Ramos

Referências:

[1] Autor Desconhecido. BBC: Tim Berners-Lee. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/history/historic_figures/berners_lee_tim.shtml> Acesso em: 22 de março de 2020

[2] Dennis, Michael Aaron. Encyclopædia Britannica: Tim Berners-Lee. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Tim-Berners-Lee> Acesso em 22 de março de 2020.

[3] Autor Desconhecido. Tim Berners-Lee. Disponível em: <https://www.w3.org/People/Berners-Lee/> Acesso em 22 de março de 2020.

[4] Fábio, André Cabette. Tim Berners-Lee, o criador da internet global. E suas críticas à rede hoje. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/13/Tim-Berners-Lee-o-criador-da-internet-global.-E-suas-cr%C3%ADticas-%C3%A0-rede-hoje> Acesso em 25 de março de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *