Flossie Wong-Staal

Flossie Wong-Staal


   Wong Yee Ching nasceu em 1947, na cidade de Guangzhou (Cantão), na China. Entretanto, com a decorrência da revolução comunista, sua família no ano de 1952, mudou-se para Hong Kong, no Japão. Durante o tempo que ela viveu em Hong Kong, frequentou uma escola católica para garotas e nela se destacou em ciências. Com o apoio de seus professores e familiares, Wong foi a primeira mulher de sua família a trabalhar e estudar ciências.

   Seus professores haviam sugerido a Wong Yee que continuasse seus estudos nos Estados Unidos, e também, sugeriram ao pai da garota que alterassem o nome dela para algo mais “inglês”, foi assim que Wong Yee Ching teve seu nome alterado para Flossie Wong-Staal.

   Em 1965, Flossie foi para os Estados Unidos, lá, frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Cursou bacharel em bacteriologia e após termina-lo, em 1972, também pela UCLA continuou seus estudos, fazendo doutorado em biologia molecular. Flossie fez seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), mas em 1974 ela deixou o pós-doutorado para trabalhar no Instituto Nacional do Câncer (NCI), seu foco de estudo era o retrovírus juntamente ao pioneiro no estudo da AIDS, Robert Gallo.

   Durante o início da década de 80, a AIDS foi considerada oficialmente como uma potência epidêmica, assim, os estudos de Flossie foram reconhecidos. Com a descoberta de 1983 que a AIDS era causada pelo HIV, Flossie, em seu primeiro ano de estudos, se dedicou ao estudo das reações que o HIV causava no organismo dos macacos e gorilas. Em 1985, Flossie e sua equipe foram responsáveis pela clonagem e mapeamento genético do HIV. Os cientistas agora podiam identificar partes-chave do vírus, agora era possível desenvolver exames de sangue para o HIV. Flossie deixou o Instituto Nacional do Câncer em 1990, e nesse mesmo ano, voltou a trabalhar na UCSD, se tornando presidente do Centro de Pesquisas de AIDS da Universidade da Califórnia, em San Diego. No ano de 2002, tornou-se vice-presidente e diretora científica de Genômica da empresa Immusol. Nessa empresa, Flossie remediou um problema devido a necessidade de melhora dos medicamentos contra a hepatite C.

Texto por: Mariana Carachinski.

 

Referências:

The Bumbling Biochemist, Flossie Wong-Staal. Disponível em: http://thebumblingbiochemist.com/wisewednesday/flossie-wong-staal/. Acessado no dia 20/10/2019;

The Wonder Women, Flossie Wong-Staal. Disponível em: https://www.thewonderwomenproject.org/pages/biography-of-flossie-wong-staal. Acessado no dia 20/10/2019;

Marias: A jornada heroica de 50 mulheres que fizeram história. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Marias.html?id=Al6qzlYxtOkC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acessado no dia: 20/10/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *