Celina Turchi

Celina Turchi


   Celina Maria Turchi Martelli nasceu em 03 de julho de 1952 em Goiânia. Graduou-se em Medicina pela UFG em 1981, e nos anos seguintes obteve seu título de mestre em epidemiologia pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e doutorado em Saúde Pública pela USP. 

   Em relatos de entrevistas, conta que sempre se interessou muito pela leitura, e acredita que fora isso o que despertara seu interesse pela ciência. “Na minha década, e a gente acaba sendo fruto de uma geração, as mulheres estavam começando a entrar nas faculdades de Medicina e esse parecia um desafio importante. Então, acho que foi assim que eu comecei a me interessar pela área das Ciências Biológicas e depois eu percebi que muito mais que o atendimento do dia-a-dia na área médica, eu me interessava pelas perguntas, pelas questões e pelos projetos de pesquisa”, conta Celina em uma entrevista cedida a NossaCiência – ciência ao alcance de todos.

   Muito mudou na vida de Celina em 2016, ano o qual foi eleita uma das 10 personalidades do ano pela revista Nature, reconhecimento o qual estava de fato à altura de sua contribuição para o mundo científico. Celina juntamente com um grupo de pesquisadores MERG Microcephaly Epidemic Research Group (Grupo de Pesquisa em Epidemia de Microcefalia, em tradução livre), tanto brasileiros quanto de outros países, o qual era por ela coordenado, descobriram a relação entre a microcefalia e o vírus da zika. Para chegar a essa conclusão foram observados recém nascidos com e sem microcefalia, os quais haviam nascido no mesmo período. Notou-se após analisar as imagens radiológicas do cérebro, que as calcificações presentes eram muito semelhantes às causadas por doenças infecciosas. Neste estudo foi possível concluir que os recém nascidos que possuíam microcefalia haviam sido infectados pelo vírus, enquanto os outros não haviam.

   Para ela, a ação conjunta, responsável pela resposta rápida, é um exemplo da capacidade da ciência brasileira e como esta merece ser vista como essencial para o desenvolvimento do país. “A manutenção de laboratórios, de institutos de pesquisa, a formação de pessoal em todas as áreas, mas principalmente na área das doenças infecciosas, é necessária, faz parte da segurança do país. […]”

   Celina ainda ressalta a importância das mulheres na ciência mas acredita que ainda faltem oportunidades para que estas estejam mais presentes no campo científico, porém, o cenário vem mudando, a participação de mulheres está sendo mais valorizada tanto nos laboratórios de pesquisa básica, quanto nas pesquisas de campo.

   Após se aposentar da UFG, foi para o nordeste e hoje atua como pesquisadora da Fiocruz.

Texto por: Fernanda Barbieri de Lara.

Referências:

Imagem retirada de: <https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/saude-da-populacao/celina-turchi-fala-sobre-a-presenca-do-zika-no-pais-na-sbpc/41820/>. Acesso em: 18 de out. de 2019.

COSTA, Mônica; FERREIRA, Edna. Celina Turchi: “A ciência se traduz em muito trabalho e também gratificações”. Disponível em: <https://nossaciencia.com.br/entrevistas/celina-turchi-a-ciencia-se-traduz-em-muito-trabalho-e-tambem-gratificacoes/>. Acesso em: 15 out. 2019.

DESCONHECIDO. Aedes Aegypti, vetor de epidemias anunciadas? – Celina Turchi. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/video/aedes-aegypti-vetor-de-epidemias-anunciadas-celina-turchi>. Acesso em: 15 out. 2019.

DIAS, Bruno C.. Celina Turchi fala sobre a presença do Zika no país na SBPC. Disponível em: <https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/saude-da-populacao/celina-turchi-fala-sobre-a-presenca-do-zika-no-pais-na-sbpc/41820/>. Acesso em: 15 out. 2019.

OLIVEIRA, Regiane. Celina Turchi: “Pesquisa em saúde pública não é luxo, é uma questão de segurança nacional”. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/07/ciencia/1520429347_503981.html>. Acesso em: 15 out. 2019.

DESCONHECIDO. CELINA MARIA TURCHI MARTELLI. Disponível em: <http://www.abc.org.br/membro/celina-maria-turchi-martelli/>. Acesso em: 15 out. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *