Katherine Johnson

Responsável por calcular trajetórias de voo de diversas naves espaciais. Katherine Johnson nasceu no dia 26 de agosto de 1918, em White Sulphur Springs, West Virginia, nos Estados Unidos; aos treze anos, já cursava o ensino médio e mais tarde, aos dezoito anos, ela se formou na West Virginia State College (atualmente West Virginia State University), obtendo seu diploma de bacharel em Matemática e Francês. Após lecionar por alguns anos, em 1939, quando a West Virginia University integrou os programas de pós-graduação, Johnson foi escolhida pelo presidente do Estado de West Virginia para ser uma dos três estudantes negros a receber uma vaga; assim, Katherine deixou o cargo de professora e se matriculou na pós-graduação em Matemática.

Entretanto, Johnson acabou deixando a pós-graduação para iniciar uma família, ela se casou com James Goble, com quem teve três filhas. Katherine voltou a lecionar até 1952, e quando surgiu outra oportunidade, ela e sua família se mudaram para Newport News, em Virgínia e em 1953 Katherine passou a trabalhar no NACA (Comitê Nacional para Aconselhamento sobre Aeronáutica), e para ela foi designada a tarefa de analisar dados de testes de voos, além de ter trabalhado na investigação de um acidente de avião causado por turbulência. Em 1956 o marido de Johnson veio a falecer, vítima de câncer, e três anos mais tarde, Katherine se casou com James Johnson.

Após a NACA ser incorporada à NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), Johnson se tornou membro do Grupo de Tarefas Espaciais, e no ano de 1960, Katherine foi a primeira mulher na Divisão de Voo a receber créditos por um relatório de pesquisa, no qual foi coautora com Ted Skopinski; esse relatório tratava da determinação do ângulo de azimute para retornar um satélite de volta à Terra.

Katherine tornar-se-ia conhecida pelo trabalho que desenvolveu em 1961, quando calculou o caminho da nave espacial que colocou o primeiro astronauta norte-americano no espaço, Alan B. Shepard. Um ano mais tarde, em 1962, foi convidada a participar da preparação para a missão orbital de John Gleen; haviam computadores programados com as equações responsáveis por controlar a trajetória da cápsula, e Katherine foi responsável por verificar e comprovar os cálculos manualmente. Assim que foram comprovados, deu-se prosseguimento à missão Friendship 7, que foi concluída com sucesso.

No ano de 1969, Johnson contribuiu com os cálculos de lançamento da missão Apollo 11. Durante seus últimos anos na NASA, Katherine trabalhou no programa de ônibus espaciais e no Satélite de Recursos da Terra. Ela foi autora e coautora de 26 Relatórios de pesquisa.

Katherine se aposentou em 1986, aos 68 anos. Ela recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho, como a Medalha Presidencial da Liberdade (em 2015). No ano de 2016, a NASA homenageou Katherine, dando seu nome para um edifício. Nesse mesmo ano, foi lançado um filme baseado na história de vida de Katherine, “Estrelas Além do Tempo”. Atualmente, Johnson vive em Hampton, Virginia.

Autora do texto: Mariana Carachinski.

Referências:

[1] Katherine Johnson Biography, NASA, disponível em: https://www.nasa.gov/content/katherine-johnson-biography. Acessado em: 22/09/2019;

[2] Katherine Johnson, Encyclopedia Britannica, disponível em: https://www.britannica.com/biography/Katherine-Johnson-mathematician. Acessado em: 22/09/2019;

[3] Katherine Johnson, Wikipédia, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Katherine_Johnson. Acessado no dia: 23/09/2019;