Maryam Mirzakhani

Nascida no dia 12 de maio de 1977, em Teerã, capital do Irã, Maryam Mirzakhani enquanto criança carregava consigo o desejo de ser escritora, pensava em tornar-se, talvez, romancista. O responsável por mudar o curso do sonho de Maryam fora seu irmão mais velho, o qual, ao narrar para ela o que aprendera na escola, sem perceber, fazia despertar em Maryam uma grande fascinação especialmente por uma das explicações de como Gauss inventou como poderia obter a soma dos números inteiros de 1 a 100. Outro grande responsável por essa mudança fora um professor do ensino fundamental, o qual a fez ter um interesse especial pela Matemática. Nesse período, frequentava a Escola Farzanegan para meninas, a qual era administrada pela  Organização Nacional para o Desenvolvimento de Talentos Excepcionais. Quando já estava no ensino médio, participou da Olimpíada Internacional de Matemática de Hong Kong, onde recebeu medalha de ouro por seu desempenho, sendo a primeira mulher iraniana a participar. No ano seguinte participou novamente e repetindo o feito da primeira, outra medalha de ouro, feito inédito para qualquer iraniano.

Nos anos seguintes, obteve seu diploma de bacharel em Matemática na Universidade Sharif de Tecnologia (1999) e seu doutorado em Harvard (2004) e nesse mesmo ano foi pesquisadora assistente no Clay Mathematics Institute. Enquanto estava em Harvard, foi orientada por Curtis McMullen, matemático ganhador da Medalha Fields em 1998. Sua tese foi sobre superfícies hiperbólicas, também estudou sistemas dinâmicos, geometria algébrica, geometria diferencial, probabilidade e topologia de baixa dimensão. Entre os anos de 2004 e 2008, foi professora da Universidade de Princeton e então foi convidada para ser professora na Universidade de Stanford. Recebeu destaque por sua pesquisa sobre “a dinâmica e a geometria das superfícies de Riemann e seus espaços de módulos”.

Em 2013, Maryam descobriu um câncer de mama e iniciou as sessões de quimioterapia, o tumor acabou se espalhando para seu fígado e ossos em 2016, e no dia 14 de julho do ano seguinte veio a falecer.

O reconhecimento por seus estudos na área fora tanto que em 2014 se tornou a primeira mulher a receber a Medalha Fields. Quando recebeu um email comunicando que ela era a ganhadora da medalha, confessou ter achado que o email havia sido hackeado e no dia em que recebeu a medalha disse ter sido uma grande honra e espera que muitas outras mulheres alcancem a mesma distinção. Maryam deixou para o mundo um grande legado e uma imensurável falta para a Matemática.

Texo por: Fernanda Barbieri de Lara.

Referências:

CHAVES, Alaor. Maryam Mirzakhani, a primeira mulher a ganhar a Medalha Fields. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=589:maryam-mirzakhani-a-primeira-mulher-a-ganhar-a-medalha-fields&catid=150:opiniao&Itemid=316>. Acesso em: 16 set. 2019.

FEREGUETTI, Larissa. Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Maryam Mirzakhani. Disponível em: <https://engenharia360.com/mulheres-que-mudaram-a-engenharia-e-a-ciencia-maryam-mirzakhani/>. Acesso em: 16 set. 2019.

FABRO, Nathalia. Conheça Maryam Mirzakhani, primeira mulher a receber o maior prêmio da matemática. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/08/conheca-maryam-mirzakhani-primeira-mulher-receber-o-maior-premio-da-matematica.html>. Acesso em: 16 set. 2019.