Rachel Lousie Carson

Rachel Lousie Carson


   Rachel Carson nasceu e cresceu em Springdale, na Pensilvânia, Estados Unidos. Foi criada em uma fazenda, e desde pequena desenvolveu um grande afeto pelo mundo natural e pela escrita. Aos 22 anos, Rachel já se formava em Biologia na Pennsylvania College for Women; logo em seguida, fez sua pós-graduação na Johns Hopkins University. Embora ela quisesse, na época, fazer o seu doutorado, foi necessário, durante alguns anos, que ela lecionasse, pois sua família precisava de ajuda financeira. Essa situação só piorou quando o pai de Rachel faleceu, nesse mesmo ano (1935); Carson aceitou um trabalho no Departamento de Pesca dos Estados Unidos (mais tarde renomeado para “U.S. Fish and Wildlife Service”), no qual desenvolveu um roteiro de uma série educativa, voltada para a vida aquática. Um ano mais tarde, Rachel voltaria a prosseguir os estudos de pós-graduação no Marine Biological Laboratory, em Massachusetts. Desde seu trabalho no Departamento de Pesca, Carson voltou suas pesquisas para a Biologia Marinha, e logo assumiu um cargo de bióloga aquática no US Bureau of Fisheries, e por lá trabalhou até 1952.

   Nos próximos anos, Rachel começou a intercalar suas duas paixões de infância; no ano de 1941, ela publicou seu primeiro livro “Under The Sea Wind”, este que descreve como é o comportamento de animais existentes no litoral e no Mar do Atlântico. Dez anos após a primeira publicação do seu livro, Carson lançou outro, “The Sea Around Us”, livro que se tornou o best-seller da bióloga. Esse livro trata do estudo do oceano em forma de um romance, e recebeu diversas premiações, além de ser traduzido para trinta idiomas. 

   Além desses, foram publicados mais livros, como “The Edge of the Sea”, publicado em 1955, e logo em seguida, em 1962, Carson publicou o livro “Silent Spring”, que se tornou, também, um best-seller da autora. Nesse livro, Rachel desenvolve a consciência mundial relacionada aos perigos da poluição ambiental, falando sobre os perigos existentes na utilização de pesticidas. A repercussão de seu último livro, mesmo que considerado um best-seller, rendeu acusações e ameaças contra Rachel, vindas de indústrias e de alguns críticos, por conta dos assuntos abordados nele. 

   Rachel morreu jovem, sem conseguir ver quais seriam os resultados de suas pesquisas e trabalhos. Aos 53 anos, descobriu que seu câncer de mama havia entrado em metástase. Assim que começou o tratamento, ficou doente devido a um vírus respiratório em 1964 e sua saúde piorou drasticamente, além de ter ficado anêmica, seu câncer havia atingido o fígado. Nesse mesmo ano, Rachel Louise Carson veio a falecer devido a infarto em sua casa, em Silver Spring.

Texto por: Mariana Carachinski.

Referências: 

Rachel Carson: Cientista que Ajudou o Mundo a Construir uma Consciência do Meio ambiente. Disponível em: http://animamundhy.com.br/blog/rachel-carson-cientista-meio-ambiente. Acessado no dia 21/08/2019;

The Life And Legacy Of Rachel Carson. Disponível em: http://www.rachelcarson.org/. Acessado no dia 21/08/2019;

Rachel Carson, Encyclopedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Rachel-Carson. Acessado no dia: 21/08/2019;

Rachel Carson, Wikipédia. Dísponivel em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rachel_Carson. Acessado no dia: 24/08/2019.

 

1 comentário

  • Excelente texto, Joper!
    Reflexivo, chamando atenção para a necessidade de mudança de comportamento da sociedade.
    Parabéns!

    Mario Guerino Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *