Pavel Alekseyevich Cherenkov (1904 – 1990)

Pavel Alekseyevich Cherenkov (1904 – 1990)


   Pavel A. Cherenkov nasceu em 28 de julho de 1904, na região de Voronezh, no sul da Rússia, filho de Alexey e Mariya Cherenkov. Seus pais eram camponeses. Por volta dos dois anos de idade, sua mãe faleceu e seu pai se casou novamente. Com oito irmãos dos dois casamentos de seu pai, Cherenkov cresceu na pobreza e teve que começar a trabalhar em uma mercearia aos 13 anos, tendo completado apenas dois anos de ensino fundamental [2]. 

   Após a revolução Bolchevique (7 a 8 de novembro de 1917), todo o sistema educacional teve uma reforma radical, na qual a porta para uma maior escolaridade além do ensino médio incompleto foi aberta para ele. Cherenkov aproveitou as oportunidades disponíveis para os alunos da classe baixa e, em 1924, aparentemente sem concluir o ensino médio, matriculou-se no Departamento de Física e Matemática da Universidade Estadual de Voronezh [3].

   A formatura em 1928 permitiu a Cherenkov se tornar professora de Física e Matemática em uma escola noturna para trabalhadores em Kozlov (agora Michurinsk), uma pequena cidade na província de Tambov [2]. Em 1930, ele foi indicado como pesquisador sênior no “Lebedev Physical Institute”, da Academia Russa de Ciências, Moscou, um dos mais antigos institutos de pesquisa da Rússia. Sendo designado por Sergei I. Vavilov (presidente da Academia de Ciências da Rússia) para examinar o resultado de emocionantes soluções luminescentes de sais de urânio, não pela luz comum como normalmente aplicada, mas por raios gama mais energéticos de um ponto de suprimento radioativo [3].

   Cherenkov observou um novo fenômeno em 1934, que uma fraca luz azul é produzida pelos raios gama em solventes puros geralmente não luminescentes, como a água e o ácido sulfúrico. Esse “efeito Cerenkov”, associado a partículas atômicas carregadas, movendo-se a velocidades superiores à velocidade da luz, provou ser de grande importância nos trabalhos experimentais subsequentes em Física Nuclear e no estudo dos raios cósmicos [3,4]. Assim, recebendo em conjunto o Prêmio Nobel de Física em 1958 com outros dois cientistas soviéticos Igor Tamm e Ilya Frank.

   Nossos olhos consistem em um meio transparente. Quando uma partícula voa para o olho a uma velocidade próxima da luz, ela começa a emitir repetidamente flashes. Durante os voos para a Lua, a equipe do Apollo notou um “surto” a cada três minutos e, na Apollo 17, um dos astronautas, Ron Evans, utilizou sobre a cabeça um detector de raios cósmicos especialmente projetado. Com o detector, permitiu aos cientistas concluir que os flashes observados não são uma ilusão, mas o resultado da interação com partículas que chegam do espaço.

   Em 1930 ele se casou com Marya Putintseva. Eles têm um filho, Aleksei, e uma filha, Elena [4]. Em 6 de janeiro de 1990, Cherenkov faleceu aos 85 anos em Moscou.

Texto por: Lhonidas de Senna Junior.

Referências:

[1] МурМаНсаа, ИЦАЭ. ББыстрее света или «тот самый» эффект Вавилова — Черенкова. Disponível em: <https://vk.com/@myatom_murmansk-bystree-sveta>. Acesso em: 08 set. 2019.

[2] “Cherenkov, Pavel Alekseyevich.” Complete Dictionary of Scientific Biography. . Retrieved September 08, 2019 from Encyclopedia.com: https://www.encyclopedia.com/science/dictionaries-thesauruses-pictures-and-press-releases/cherenkov-pavel-alekseyevich.

[3] PEOPLE, The Famous. Pavel Cherenkov Biography. Disponível em: <https://www.thefamouspeople.com/profiles/pavel-cherenkov-7621.php>. Acesso em: 08 set. 2019.

[4] Pavel A. Cherenkov – Biographical. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2019. Sun. 8 Sep 2019. <https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1958/cerenkov/biographical/>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *