Ernest Marsden (1889 – 1970)

Ernest Marsden nasceu em 19 de fevereiro de 1889, em Rishton, Lancashire, Reino Unido. Até os 10 anos, estudou na Rishton Wesleyan School. Depois, estudou em Blackburn, algumas milhas de sua cidade natal. Lá, conseguiu entrar para a Queen’s Elizabeth’s Grammar School. Entrou para Universidade de Manchester em 1906. A partir de 1907, Marsden foi fortemente influenciado por Ernest Rutherford, desenvolvendo grande interesse em radioatividade. Como forma de melhor sustentar-se, Ernest deu aula de Matemática na Manchester Grammar School até 1909. Durante sua graduação, foi auxiliar em pesquisas sobre Meteorologia e eletricidade atmosférica, tendo seu nome – como colaborador júnior – em dois artigos publicados em 1909, sobre o estado elétrico da alta atmosfera.

Durante seu curso em Physics Honours, nos terceiro e último anos, raramente eram dadas aulas de Física. Em vez disso, o estudante era iniciado numa pesquisa com um membro da universidade, que, no caso de Marsden, foi Hans Geiger, que o colocou a contar o número de partículas-α disparadas por um tubo de vidro, utilizando um contador elétrico desenvolvido por Geiger e Rutherford, como seu exercício científico inicial. Ao executar tal função, Marsden detectou partículas-α que eram espalhadas pelas paredes do tubo, e tais evidências levaram a outros experimentos por Marsden, estes sugeridos por Rutherford, sob supervisão de Geiger, para medir o espalhamento de partículas-α por diferentes metais, sendo que os resultados – todos os metais espalhavam as partículas, com o espalhamento variando conforme a massa atômica do metal em questão – foram publicados num artigo em 1909, por Geiger e Marsden. Os resultados dos experimentos levaram Ernest Rutherford a começar formular sua Teoria Nuclear, publicada apenas em 1911. Nesse meio tempo, Ernest Marsden lecionou Física na East London College, continuando a publicar pesquisas sobre radioatividade. Não demorou muito para voltar à Universidade de Manchester, com o objetivo de testar, junto com Geiger, a teoria de Rutherford, com seus resultados publicados em 1913. Essa foi uma de suas maiores contribuições para a ciência (Ernest tinha sequer 24 anos ao fim desse trabalho).

Em 1912, Marsden foi nomeado Professor e Pesquisador Assistente no lugar de Geiger. Nos dois anos seguintes, ele publicou diversos artigos, em conjunto com outros pesquisadores, sobre radioatividade, com seu último trabalho na Universidade de Manchester sendo um sobre medição de partículas-H projetadas por partículas-α que atravessavam uma região de gás hidrogênio, confirmando os resultados previstos por C. G. Darwin: o alcance das partículas-H atingidas é quatro vezes maior que o das partículas-α.

Ernest foi indicado por Rutherford (durante a visita deste a seu país natal) como professor de Física na Universidade da Nova Zelândia, na Victoria College, a mais nova e menos desenvolvida das divisões universitárias daquela. Independentemente disso, Rutherford estava mais do que contente em deixar um “presente” a seu país natal, Ernest Marsden, em quem ele tinha muita confiança quanto à competência científica e capacidade de ensinar. Infelizmente, Marsden teve de interromper seu trabalho como professor e pesquisador durante o período da Primeira Guerra, na qual teve que participar.

Após o período da guerra, retornou a suas atividades na Universidade da Nova Zelândia, em Victoria College, assumindo diversos cargos importantes e conquistando os alunos com sua forma brilhante de ensinar; também tomou parte na organização de novas estruturas para Victoria College, incluindo um prédio dedicado ao Departamento de Física e uma biblioteca. De 1926 a 1947, desenvolveu diversas pesquisas, em diversas áreas, para o setor industrial, como agricultura e produção de cerâmicas, bem como atuou na área de Meteorologia e Geofísica. Dentre seus muitos cargos durante sua carreira político-científica, ele foi presidente da Seção de Wellington da Royal Society of New Zealand, de 1955 a 1957, e fez parte do Conselho da Nobre Sociedade da Nova Zelândia (tradução livre de “Council of the Royal Society of New Zealand”), de 1958 a 1965.

Em 1966, Marsden foi convidado a ser concelheiro quanto à organização governamental da ciência, na Nova Zelândia. Dois meses depois, Marsden sofreu um derrame, e teve os cuidados de sua esposa desde então. Mesmo estando sobre cadeira de rodas, frequentemente recebia cientistas e amigos em sua casa, em Lowry Bay, tendo até mesmo viajado à Massey University para ver uma palestra teatral nomeada em sua homenagem. Ernest Marsden faleceu em 15 de dezembro de 1970, deixando um legado de exemplo a ser seguido, tanto como pesquisador, professor e como grande líder que foi.

Texto por: Bruno Henrique Lisenko.

Referências

ROYAL SOCIETY TE APARANGI (Org.). Biography of Sir Ernest Marsden. Disponível em: <https://royalsociety.org.nz/what-we-do/funds-and-opportunities/marsden/about/background/biography-of-sir-ernest-marsden/>. Acesso em: 15 set. 2019.