August Ferdinand Möbius (1790 – 1868)

August Ferdinand Möbius nasceu no dia 17 de novembro de 1790 em Schulpforta na Alemanha. Filho único de Johann Heinrich Möbius, professor de dança da região que acabou falecendo quando August tinha 3 anos de idade, e Johanna Katharine Christiane, descendente de Martin Luther, o pequeno Möbius seria educado em casa até os 13 anos, quando então ingressaria no colégio de Schulpforta em 1803.

Aconselhado pela sua família, em 1809 Möbius entra para a universidade de Leipzig, no curso de direito, porém logo o abandona, se dirigindo ao curso de Matemática, Física e Astronomia, áreas estas que sempre despertaram seu interesse. Após se formar, Möbius viajou para Göttingen, onde estudaria astronomia teórica na Universidade em meados de 1813, tendo como professor o diretor do observatório local, Carl Friedrich Gauss, considerado um dos maiores matemáticos da história. Estudou ainda matemática avançada na Universidade de Halle, sob a supervisão de Johann Friedrich Pfaff, professor de Gauss. Em 1815, ele escreve sua tese de doutorado sobre “O cálculo das ocultações de planetas fixos” (tradução livre de “Computandis occultationibus fixarum per planetas”) e durante este período quase foi convocado para o exército, evitando este por meio de uma carta na qual ele diz:  “Essa é a ideia mais horrível que já ouvi falar, e quem se arriscar, ousar, e ter a audácia de propor, não estará a salvo da minha adaga.” Nesse mesmo ano, Möbius escreve a sua tese de habilitação sobre equações trigonométricas.

Seu professor de astronomia de Leipzig, Karl Mollweide (famoso astrônomo da época), tinha acabado de deixar sua vaga em aberto ao mudar para a cadeira de matemática e, Möbius foi nomeado para a cadeira de astronomia e mecânica superior na Universidade de Leipzig em 1816 como professor extraordinário. O cargo de titular só ficou em aberto após a morte de Mollweide, porém Möbius que enfrentava certas críticas por não ser um bom professor acabou não sendo nomeado para o cargo, que foi ocupado por outro matemático. Em 1844, a reputação de Möbius como pesquisador o levou a um convite da Universidade de Jena e, nessa fase, a Universidade de Leipzig deu a ele o cargo de professor pleno em astronomia, que ele claramente merecia. Quatro anos mais tarde tornou-se diretor do observatório astronômico de Leipzig.

Möbius fez muitas publicações voltadas à Matemática e Astronomia. A obra Der barycentrische Calkul (“O cálculo dos centros de gravidade”, em tradução livre), sobre geometria analítica, demorou quase 10 anos para ser concluída por Möbius e tornou-se um clássico ao incluir muitos de seus resultados sobre geometria projetiva. Nesta obra, ele introduziu as coordenadas homogêneas e também discutiu transformações geométricas, em particular transformações projetivas, ao tratar de uma configuração, atualmente chamada de rede Möbius, que desempenha um papel importante no desenvolvimento da geometria projetiva. Ele se demonstrava então, um pioneiro na área de topologia.

Em um livro de memórias de 1865, ele discutiu o trabalho que mais lhe renderia fama, que eram as superfícies unilaterais. Neste livro ele inclui uma superfície peculiar, descoberta por si em 1858, na qual se você começasse a caminhar pela parte de “cima” desta superfície, quando desse a volta completa e chegasse novamente ao ponto de partida, estaria, sem se dar conta, parado na parte de “baixo” dela. A superfície em questão é comumente conhecida como fita ou tira de Möbius e até hoje fascina os maiores matemáticos, engenheiros e artistas. Atualmente a descoberta da superfície também é remontada ao matemático alemão Johann Benedict Listing que apesar de tê-la descoberto alguns meses antes, não tinha publicado nenhum trabalho contestando tal afirmação até 1861.

No dia 26 de setembro de 1868, Möbius morre aos 77 anos. Seu neto Paul Julius Möbius, filho de Theodor Möbius, se tornou um grande neurologista e segundo este, seu avô considerava a Matemática uma poesia. Möbius deixou um legado de grandes contribuições para a Matemática e a topologia, e sua fita expressa além de tudo consequências que podem ocorrer nas nossas vidas, pois uma hora sem você perceber, poderá estar no mesmo ponto por “baixo” ou por “cima”.

Texto por: Sanderson Carlos Ribeiro.

Referências:

WOLFRAM RESEARCH. Möbius, August Ferdinand (1790-1868). Disponível em: <http://scienceworld.wolfram.com/biography/Moebius.html>. Acesso em: 02 set. 2019.

O’CONNOR, J J; ROBERTSON, e F. August Ferdinand Möbius. Disponível em: <https://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Mobius.html>. Acesso em: 02 set. 2019.

BRITANNICA, Encyclopaedia. August Ferdinand Möbius: GERMAN MATHEMATICIAN AND ASTRONOMER. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/August-Ferdinand-Mobius>. Acesso em: 02 set. 2019.

WIKIVISUALLY. August Ferdinand Möbius. Disponível em: <https://wikivisually.com/wiki/August_Ferdinand_M%C3%B6bius#References>. Acesso em: 02 set. 2019.