A beleza da arte: o desenho e seus benefícios em nosso dia-a-dia

A beleza da arte: o desenho e seus benefícios em nosso dia-a-dia


A criação e todo o processo de desenvolvimento de um desenho é intima de nossa concepção e visão de mundo. O resultado está inteiramente ligado com a capacidade de percepção visual do artista, muito mais do que com suas habilidades manuais.

Todos os dias, somos induzidos a tomarmos decisões deixando de lados as emoções, agindo apenas de modo racional e lógico, assim, perdemos ou não adquirimos essa capacidade de ver de modo artístico, e o processo de desenvolvimento do desenho se torna mais complexo. Logo, passamos a acreditar que o desenho é um dom, algo místico, que vem diretamente da essência do autor da obra. Os próprios artistas muitas vezes não sabem responder como funciona o ou de onde vem a capacidade de desenvolver um desenho, assim, acabam deixando o processo ainda mais mágico.

Embora pareça realmente um dom intrínseco ao artista, desenhar tem muito mais relação com nossa percepção. No livro “Desenhando com o lado direito do cérebro” Edward explica que desenhar desenvolve cinco habilidades necessárias para o aprimoramento dessa capacidade: a percepção de arestas, dos espaços, de volumes e de relacionamentos (proporção e perspectiva), por fim, também desenvolve a percepção de todo o sistema de leitura visual. Desse modo, aperfeiçoar as técnicas de desenho depende da pratica do autor. Quanto mais cedo se inicia o treinamento, mais fácil é desenvolver as habilidades necessárias.

A pratica do desenho, além de melhorar nossa percepção visual, também estimula a criatividade, concentração e facilita no aprendizado e sistematização de ideias (que mais tarde podem vir a auxiliar na escrita de artigos e em apresentação).

Além disso, um estudo feito pela Drexel University mostra que quando desenhamos ou colorimos há um aumento no fluxo sanguíneo do córtex pré-frontal relacionado a sensação de recompensa, e após a finalização dos desenhos foi notado um aumento na confiança dos pacientes. Eles se sentiam mais criativos, relaxados, acreditavam ter mais boas ideias e sentiram menos medo para resolver problemas com mais facilidade.

Logo, é possível notar que a pratica dessa arte pode trazer benefícios como o alivio de estresse e a sensação de confiança, além de aprimorar a capacidade de percepção, concentração e criatividade. Motivos pelos quais fazem valer o incentivo dessa pratica.

 

Texto por: Mariana Carachinski.

 

Referências:

[1] A contribuição do desenho de observação no processo de ensino-aprendizagem, disponível em: www.exatas.ufpr.br/portal/docs_degraf/artigos_graphica/ACONTRIBUICAODODESENHO.pdf. Acessado em 01/05/2019;

[2]  Desenhando com o lado direito do Cérebro. Betty Edwards, 4ª Edição;

[3] Science: Doodling Has Real Benefits For The Brain, disponível em: https://www.fastcompany.com/90133438/science-doodling-has-real-benefits-for-the-brain. Acessado em 11/05/2019;

[4] Functional near-infrared spectroscopy assessment of reward perception based on visual self-expression: Coloring, doodling, and free drawing, disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S019745561630171X. Acessado em 11/05/2019;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *