19 de maio: o Dia do Físico

19 de maio: o Dia do Físico


“Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento.”

– Isaac Newton

No Brasil, é comemorado anualmente o Dia do Físico em 19 de maio. Segundo consta na história, essa data faz uma alusão ao chamado “ano miraculoso”, o qual ocorreu em 1905, cuja separação em pares dos 4 algarismos que formam o ano gera a data 19 do mês 05 (maio). Nesse ano, Albert Einstein publicou seus artigos que mudariam a Física do século XX.

Os artigos de Einstein publicados foram essenciais para o avanço científico e por isso a Sociedade Brasileira de Física definiu como sendo o Dia do Físico a data 19 de maio. Esse dia vem sendo comemorado desde 2005, Ano Internacional da Física, decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Essa data sofre mudanças de acordo com o país: nos EUA por exemplo, o dia 24 de abril é comemorado como sendo o Dia da Física e do Físico, designado pela National Science Foundation (NSF). No Brasil, a data comemora também o dia da Física, visto que este não possui uma data específica no calendário para ser comemorado.

Este dia é de grande importância para a comunidade científica, apesar de não ser decretado feriado nacional. Comemoramos o dia de uma das profissões que mais tem tido mérito com o decorrer dos anos. Graças aos físicos e suas descobertas, atualmente temos uma tecnologia eficiente ao nosso dispor, como por exemplo TVs, celulares e redes de internet. Essa última inovação permite que você esteja lendo este texto, se ele não for impresso. Caso ele seja, é garantido o uso de outra tecnologia: a impressora. Claro que alguém pode escrever este texto em um papel e entregá-lo a você, isso seria algo bem primitivo, mas possível e perceba então que a tecnologia usada para tal foi outra: a descoberta do grafite para o lápis que o escreveu ou da tinta, se for usada uma caneta. Até mesmo o papel passou por uma empresa de celulose que utiliza de um desenvolvimento tecnológico existente devido às grandes contribuições que os físicos deram ao longo dos anos.

O que eu quero dizer é que a Física e suas grandes contribuições para a sociedade contemporânea só existem graças a pessoas que se dispuseram a entender os fenômenos presentes na natureza e utilizá-los da melhor forma para benefício da humanidade. Essas pessoas são conhecidas como físicos e seu dia não é apenas um mero dia 19 de maio, mas sim todos os dias, afinal o tempo se torna relativo quando se trata de grandes descobertas.

Texto por: Sanderson Carlos.

Referências:

KILHIAN, Kleber. 19 de Maio: Dia do Físico. Disponível em: <https://www.obaricentrodamente.com/2018/05/19-de-maio-dia-do-fisico.html>. Acesso em: 27 maio 2019.   

CEARÁ, Universidade Estadual do. Dia do Físico – 19 de Maio. Disponível em: <http://www.uece.br/fecli/index.php?option=com_content&view=article&id=298:dia-do-fisico-19-de-maio&catid=14:lista-de-noticias&Itemid=76>. Acesso em: 27 maio 2019.

SOCIETY, American Physical. April 24, 1996 is National Physics Day. Disponível em: <https://www.aps.org/publications/apsnews/199604/physics-day.cfm>. Acesso em: 27 maio 2019.

NORTE, Instituto Federal do Rio Grande do. Acontecerá palestra em comemoração ao “Dia da Física”. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/antigos/joaocamara/noticias/acontecera-palestra-em-comemoracao-ao-dia-da-fisica>. Acesso em: 27 maio 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *