John C. Mather (1946~)

John C. Mather Nasceu em 7 de agosto de 1946 em Roanoke, Virgínia (Estados Unidos), uma pequena cidade perto de Blacksburg, onde seu pai era professor na escola agora chamada Virginia Tech. Vindo de uma família muito tradicional, conhecida por ter vários membros professores e cientistas. Seu pai havia recém recebido seu Ph.D. em pecuária e estatística e sua mãe foi professora de escolas de ensino médio, ele conta que foi Influenciado pela formação de seus pais.

Cresceu e estudou em uma área rural de nova Jersey, onde morou até completar 15 anos. Frequentou a Wantage Consolidated Elementary School perto de Sussex, N.J., que tinha aproximadamente 600 estudantes, e foi fundada na década de 1930 para que as escolas rurais, de apenas uma sala pudessem ser fechadas.

Demonstrou grande interesse em ciências logo cedo, aos 6 anos de idade enquanto gastava grande parte de seu tempo lendo diversos livros e destacou-se por suas aptidões matemáticas e em suas próprias palavras “Percebendo que alguém poderia preencher uma página inteira com dígitos e nunca chegar ao maior número possível, eu vi o que significava infinito”.

Observando marte por meio de um pequeno telescópio comprado por seu pai Mather iniciou seus estudos em astronomia. Ao iniciar o ensino médio, seus pais decidiram lhe enviar para o Newton High School, onde achavam que teria a melhor educação disponível e onde teve excelentes professores de ciências.

Formou-se em 1968 na Swarthmore College, em física e fez seu Ph.D. em física no ano de 1974 na Universidade of California em Berkeley.

Dr. John C. Mather é astrofísico sênior no Laboratório de Cosmologia Observacional do Goddard Space Flight Center da NASA. Sua pesquisa é centrada em astronomia infravermelha e cosmologia.

Pós-doutorado no Instituto Goddard de Estudos Espaciais, ele mostrou que a radiação de fundo de microondas cósmica tem um espectro de corpo negro. Cientista de Projeto Sênior do Telescópio Espacial James Webb, ele lidera a equipe de ciência e representa os interesses científicos dentro do gerenciamento de projetos. Ele atuou em grupos de consultoria e trabalho para a Academia Nacional de Ciências, NASA e NSF.

Ganhador de cerca de 30 diferente prêmios em reconhecimento aos seus trabalhos, John C. Mather tem um importante papel na ciência de maneira geral e entre estes prêmios se destaca o prêmio Nobel de 2006 que juntamente a George F. Smoot foi concedido por “por sua descoberta da forma do corpo negro e anisotropia da radiação cósmica de fundo de microondas.”.

John C. Mather encontra-se atuante e responsável por diversos projetos na área de astronomia em parceria com a National Aeronautics and Space Administration (NASA).

Texto por: Gabriel Grube dos Santos.

Referências:

[1] The Nobel Prize in Physics 2006 NobelPrize.org. Nobel Media AB 2019. Acesso em: 19 Mar 2019. <https://www. nobelprize.org/prizes/physics/2006/press-release/>

[2] John C. Mather – Biographical. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2019. Acesso em: 19 Mar 2019. <https://www. nobelprize.org/prizes/physics/2006/mather/biographical/>