James Watson (1928~)

James Watson (1928~)


Nascido em Chicago em 6 de abril de 1928, James Dewey Watson é um nome com grande importância na ciência. Zoologista, geneticista e biólogo molecular, Watson foi um dos 3 laureados do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1962 como reconhecimento de seus trabalhos e estudos sobre a molécula de DNA.

A formação acadêmica de Watson inicia-se em Chicago, onde, após estudar oito anos na Horace Mann Grammar School e posteriormente mais dois anos na South Shore High School, recebeu uma bolsa de estudos para a Universidade de Chicago e, no verão de 1943, ingressou na faculdade experimental, onde recebeu seu título de Bacharel em Zoologia em 1947. Não obstante, em 1950, após receber uma bolsa de estudo de pós-graduação na Universidade de Indiana, recebeu seu título de Ph.D. licenciado em Zoologia.

Na Universidade de Indiana, James Watson foi muito influenciado pelo microbiologista Salvador E. Luria, o qual trabalhava no Departamento de Bacteriologia, e, sob sua orientação, Watson escreveu uma tese sobre estudos do efeito de raios X duros (hard X-rays) na multiplicação de bacteriófagos.

Em seu primeiro ano do pós-doutorado em Copenhague como bolsista, estudou microbiologia junto a Ole Maaløe, trabalhando com vírus bacterianos para estudar o destino do DNA de infectar partículas virais, mas foi na Estação Zoológica de Nápoles em um simpósio onde Watson conheceu Maurice Wilkins, e, após ver pela primeira vez o padrão de difração de raios X do DNA cristalino, resolveu mudar a direção da sua então pesquisa para a química estrutural de ácidos nucleicos e proteínas. Tal mudança foi possível quando começou a trabalhar no Laboratório Cavendish em 1951.

Não demorou muito tempo para que Watson e Crick se conhecessem e descobrissem o interesse em comum de resolver a estrutura do DNA. Após seus estudos baseados em evidências experimentais, no início de março de 1953, foi proposta a configuração complementar de dupla hélice. Tendo como base os trabalhos já feitos por Maurice Wilkins e Rosalind Franklin, Watson e Crick conseguiram então revelar a estrutura em dupla hélice do DNA, tais investigações propiciaram meios para que fosse possível entender como se copia a informação hereditária.

Como reconhecimento de seus trabalhos, recebeu em 1962 o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina junto com Crick e Wilkins, em 1968 foi diretor do Laboratório de Biologia Quantitativa de Cold Spring Harbor, em 1993 recebeu a Medalha Copley por seus estudos sobre o DNA, participou do Projeto Genoma Humano e, em 2010, foi eleito Presidente do Comitê Científico da Fundação Champalimaud.

James Dewey Watson, considerado “o pai do DNA”, hoje com 90 anos, pode perder todos os seus títulos acadêmicos e prêmios (exceto pelo Prêmio Nobel, pois este não revê  comissão de prêmios) após reproduzir comentários racistas onde afirma que “Entre os brancos e os negros existem diferenças nos resultados dos testes de inteligência. Eu diria que a diferença é genética”, esse não foi o primeiro comentário racista feito por Watson, em 2007 alegou que a inteligência dos povos Africanos não é a mesma que a dos povos brancos, citou que há um desejo de que todos os seres humanos sejam iguais mas “as pessoas que têm de lidar com empregados negros sabem que isso não é verdade” completou Watson. O Laboratório Cold Spring Harbor, instituição já liderada pelo geneticista, emitiu uma nota alegando que rejeita as opiniões de Watson, chamadas por eles de “infundadas e imprudentes”, o CSHL destituiu James Dewey Watson de todas as funções administrativas, revogou todos os títulos honorários por ele recebidos e cortou relações com o cientista.

 

“Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.” – Martin Luther King Jr.

 Texto por: Fernanda Barbieri de Lara

Referência:

[1] James Watson – Biographical. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2019. Thu. 14 Mar 2019. <https://www.nobelprize.org/prizes/medicine/1962/watson/biographical/>

6 Comentários

  • Thanks for your marvelous posting! I actually enjoyed
    reading it, you can be a great author. I will always bookmark your blog and will
    come back down the road. I want to encourage you continue your great job, have
    a nice weekend!

    chic shorts Responder
  • Hey there great blog! Does running a blog similar to this take
    a lot of work? I’ve very little understanding of programming
    however I was hoping to start my own blog soon. Anyways, should you have any recommendations or
    tips for new blog owners please share. I understand this is off
    subject however I simply had to ask. Many thanks!

    Women's coats Responder
  • Thanks for a marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you will be a great author.I will ensure that I bookmark your blog and will come back
    down the road. I want to encourage you to definitely continue your great
    job, have a nice evening!

    plenty of fish dating site Responder
  • Interesting blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple adjustements would really make
    my blog stand out. Please let me know where you got your design. Thanks

    coconut oil where Responder
  • Usually posts some really interesting stuff like this. If you are new to this site.

    Google Responder
  • I think that everything wrote was actually very reasonable.
    However, what about this? what if you added a little content?
    I ain’t saying your content isn’t good, however what if you
    added something that makes people want more? I mean James Watson (1928~) |
    GPET Física is kinda vanilla. You could glance at Yahoo’s home page
    and note how they create post titles to get viewers to open the links.

    You might add a video or a related picture or two to grab
    readers excited about everything’ve written. Just my opinion, it could
    bring your website a little livelier.

    tinyurl.com Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *