Prêmio Nobel em Física – 1998

Prêmio Nobel em Física – 1998

Robert B. Laughlin, Horst L. Störmer, Daniel C. Tsui; Fonte: Site Nobel Prize.


O prêmio Nobel da Física de 1998 foi para os cientistas: Robert B. Laughlin, Horst L. Störmer e Daniel C. Tsui.

O prêmio dividido em partes iguais foi pela descoberta de que os elétrons que interagem nas proximidades de campos magnéticos fortes podem formar novas partículas carregadas, cujas cargas são frações da carga do elétron. Ou seja, os elétrons podem condensar para formar uma nova forma de fluido quântico. Este novo fluido quântico está relacionado com os fluidos quânticos que ocorrem no caso da obtenção de hélio líquido ou o processo de supercondutividade. As conclusões a respeito começaram a tomar forma em 1982 e estão permitindo obter uma compreensão mais profunda da estrutura interna geral e dinâmica do conhecimento assunto.

A pesquisa do grupo de cientistas estudou o efeito quântico Hall, com temperaturas ainda mais baixas e campos magnéticos mais altos, descobrindo um novo comportamento do formulário de elétrons, apelidado de efeito Hall quântico fracionário (FQHE). Esse efeito pode ser observado através de um gás de elétrons preso a um espaço bidimensional sujeito a um campo magnético externo onde se comporta como se fosse um fluido quântico incompressível. Este fluido apresenta as mais estranhas características, uma delas é a aparente presença de “quase-partículas”, novas formas de partículas carregadas que são frações da própria carga do elétron, semelhantes a fragmentos de elétrons, com cargas iguais a um terço (1/3), um quinto (1/5) ou frações ainda menores da carga de elétron.

 

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1998. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1998/>. Acesso em: 15 de janeiro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *