Prêmio Nobel em Física – 1997

Steven Chu, Claude Cohen-Tannoudji, École Normale Supérieure; Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel de Física 1997 foi atribuído em conjunto ao professor Steven Chu da Stanford University, Califórnia, EUA, ao Professor Claude Cohen-Tannoudji, Collège de France e École Normale Supérieure, em Paris, França, e ao Dr. William D. Phillips, Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, Gaithersburg, Maryland, EUA, para o desenvolvimento de métodos para esfriar e átomos de armadilhas com luz laser.

Sabe-se que à temperatura ambiente, os átomos e moléculas do ar se movem a uma velocidade de 4000 km/h, o que torna o estudo dos mesmos muito complexo, pois desaparecem rapidamente do local a serem observado. Uma solução é diminuir a temperatura, o que diminui a velocidade das moléculas e dos átomos, mas não é indicado também, pois quando os gases são arrefecidos, primeiramente se condensa em liquido e depois congela, fazendo com que os átomos individuais fiquem muito próximos, dificultando novamente o estudo.

Para resolver esse problema Steven Chu, Claude Cohen-Tannoudji e Willian D. Phillips desenvolveram métodos de utilização de luz laser para arrefecer os gases para a gama de temperatura µK e mantendo os átomos refrigerados flutuantes ou capturados em diferentes tipos de “armadilhas”. A função do laser é estar como um líquido espesso, apelidado de melado óptico, em que os átomos são retardados. À medida que os átomos são capturados, se forma uma fina camada de gás, e assim suas propriedades podem ser estudadas em pormenor.

Este método de investigação contribui significativamente para o conhecimento e a compreensão do comportamento quântico-físico dos gases a baixa temperatura. Este avanço pode contribuir para a concepção de relógios atômicos mais precisos para o uso em, por exemplo, navegação espacial e determinação precisa da posição.

Referência:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1997. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1997/press.html>. Acesso em: 01 de março de 2016.