Prêmio Nobel em Física – 1999

Martinus Veltman, Gerardus ‘t Hooft; Fonte: Site Nobel Prize.

O prêmio Nobel da Física de 1999 foi atribuído conjuntamente aos professores Martinus Veltman e Gerardus ‘t Hooft, respectivamente da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e da Universidade Utrecht, na Holanda. A citação da Academia sueca no Anúncio do prêmio diz que receberam o prêmio “por terem elucidado a estrutura quântica da teoria das interações eletrofracas”. Podendo-se dizer que eles colocaram a teoria da física de partículas elementares numa base matemática sólida. Em particular, eles demonstraram como usar a teoria para calcular com grande precisão certas grandezas físicas. Em experiências nos Grandes Colisores de Hádrons (LHC), foram possíveis as confirmações de muitos desses cálculos, colocando a teoria das interações eletrofracas ao mesmo nível de precisão que a Eletrodinâmica Quântica obtivera aos anos 50.

Referências:

ROMÃO, J. C. Prêmio Nobel da Física de 1999. Gazeta da Física, Lisboa.

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1999. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1999/>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2016.