Prêmio Nobel em Física – 1996

Prêmio Nobel em Física – 1996

Davi Morris Lee, Robert Coleman Richardson e Douglas Dean Osheroff; Font: Site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel da Física de 1996 foi concedido aos físicos norte-americanos David Morris Lee, Robert Coleman Richardson e Douglas Dean Osheroff pela descoberta da superfluidez do hélio-3 (2He3). Lee despertou seu interesse sobre o tema quando servia como cabo-de-guarda e encontrou-se com o soldado norte-americano Herbert Fried, que foi estudante de pós-graduação do físico norte-americano Paul Zilsel, especialista em superfluidez. Foi nessa ocasião que os dois tiveram uma longa conversa sobre a superfluidez do hélio 4 (2He4), na temperatura de aproximadamente 2,19 K. Osheroff foi estimulado a trabalhar na física do estado sólido (física da matéria condensada) ao participar com os físicos norte-americanos Don McCullum e Walter Ogier, em uma experiência para atingir a temperatura de 0,5 K com um filme superfluido imerso em um banho de He. Depois de graduado Osheroff decidiu realizar sua pós-graduação na Cornell University, trabalhando com Lee e Richardson. Foi nessa ocasião que, em novembro de 1971, eles realizaram a notável descoberta da superfluidez do hélio-3.

O hélio já vinha sendo pesquisado, mas em virtude da Guerra, as pesquisas sobre esse raro isótopo do He só se intensificaram depois de seu término, em 1945, como subproduto do programa de produção de bombas atômicas e nucleares.

 

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1996. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1996/>. Acesso em:26 de fevereiro de 2016.

A Descoberta da superfluidezdo Hélio-3 e o Prêmio Nobel de Física (PNF) de 1996. Disponível em: <seara.ufc.br/folclore/folclore346.htm>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *