Prêmio Nobel em Física – 1995

Prêmio Nobel em Física – 1995

Martin L. Perl de Stanford, Frederick Reines; Fonte: Site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel da Física de 1995 foi concedido metade ao estadunidense Martin L. Perl de Stanford pelo descobrimento do tau lepton, e a outra metade ao também estadunidense Frederick Reines da University of California pelo descobrimento do neutrino. Juntos, esse dois pesquisadores contribuiram para um melhor entendimento das partículas sub-atômicas.

Utilizando o acelerador linear de Stanford, Martin Perl e sua equipe descobriram, entre 1974 e 1977, a existência da partícula subatômica tau, que é semelhante a um elétron, porém cerca de 3500 vezes mais pesado. Tal descoberta contribuiu para o desenvolvimento da teoria do modelo padrão de física de partículas.

Frederick Reine por sua vez, trabalhando em conjunto com Clyde L. Cowan, conseguiu demonstrar experimentalmente, em 1956, a existência dos neutrinos. Para isso, utilizaram um reator nuclear e um tanque de água com cloreto de cádmio.

Essas duas descobertas contribuíram para o entendimento das menores estruturas que compõem a matéria. Essas pequenas estruturas são responsáveis por determinar como as forças que regem nosso universo funcionam, por isso é tão importante uma compreensão profunda sobre elas.

 

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1995. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1995/>. Acesso em: 21 março de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *