Prêmio Nobel em Física – 1994

Prêmio Nobel em Física – 1994

Bertram N. Brockhouse e Clifford G. Shull; Fonte: Nobel Prize


O Prêmio Nobel de Física de 1994 foi dividido em duas partes. A primeira metade foi dedicada ao professor Bertram N. Brockhouse pelo “desenvolvimento de espectroscopia de nêutrons” e a outra metade ao professor Clifford G. Shull por “desenvolver a técnica de difração de nêutrons”.

Estudos relacionados aos nêutrons, estes que fazem parte do núcleo dos átomos, mostram que podem ser removidos do núcleo através de algum processo de rearranjo nuclear e, com isso, apresentar um espectro em energia compreendido desde baixa energia (em < 2×10-7 ev) até alta energia (em > 100 mev). O físico canadense Bertram N. Brockhouse conseguiu desenvolver uma maneira de medir o espectro de um nêutron, a espectroscopia de nêutrons. Paralelamente o estadunidense Clifford G. Shull desenvolveu a técnica de difração de nêutrons, similar à difração de raio x, porém com duas grandes vantagens sobre esta: a maior capacidade de localizar átomos na estrutura; e o fato de que os nêutrons apresentam spin e, portanto, interagem com a estrutura magnética de um sólido, estrutura esta que se forma pelo alinhamento do spin de elétrons não pareados na estrutura.

A combinação dos estudos destes dois físicos resultou no desenvolvimento das técnicas de espalhamento de nêutrons para o estudo da matéria condensada. E foi isto que rendeu à ambos o prêmio nobel em física de 1994.

Autora do texto: Bárbara de Almeida s.

Revisão por: Matheus Meoquior da Fonseca.

 

Referências:

Nobelprize.org. The nobel prize in physics 1994. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1994/>. Acesso em: 28 de março de 2016.

Cristalografia: difração de neutrons versus difração de raios x. Disponível em: <http://www.comunitexto.com.br/cristalografia-quais-sao-as-vantagens-da-difracao-de-neutrons-em-relacao-a-difracao-de-raios-x/#.vwo9fvsrliv>. Acesso em: 28 de março de 2016.

Espectrometria de neutrons com sistema de esferas de bonner utilizando detectors passivos termoluminescentes. Disponível em: <http://www.repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9952>. Acesso em: 28 de março de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *