Prêmio Nobel em Física – 1993

Prêmio Nobel em Física – 1993

Russell A. Hulse e Joseph H. Taylor Jr.; Fonte: Site Nobel Pryze.


O Prêmio Nobel de 1993 de Física foi concedido aos astrofísicos Russell A. Hulse e Joseph H. Taylor Jr. pela descoberta de um novo tipo de pulsar, que abriu novas possibilidades para o estudo da gravitação.

O trabalho dos cientistas teve prestígio quando descobriram dois pulsares em orbita um do outro e partir disso forneceram as provas mais fortes sobre a radiação gravitacional.

Pulsares são a definição de estrelas que se expandem e se contraem, pulsando tanto em tamanho quanto em brilho. A estrela de nêutrons gira sobre seu eixo 17 vezes por segundo, assim o período do pulso é de 59 milissegundos. Depois de sincronismo dos pulsos de rádio por algum tempo, Hulse e Taylor notou que havia uma variação sistemática na hora de chegada dos pulsos. Às vezes, os pulsos foram recebidos um pouco mais cedo do que o esperado, às vezes, mais tarde do que o esperado. Estas variações mudam de uma maneira suave e repetitiva, com um período de 7,75 horas. Eles perceberam que tal comportamento está previsto se o pulsar estiver em uma órbita binária com outra estrela, mais tarde confirmado para ser mais uma estrela de nêutrons. Esse tipo de sistema é um dos poucos objetos de estudo que permitem aos físicos testar a relatividade geral no caso de ocorrer um forte campo gravitacional, como as ondas gravitacionais previstas por Einstein.

Autora do texto: Alaíne Gomes.

Revisão por: Matheus Meoquior da Fonseca.

Referências:

Oliveira filho, k., saraiva, m. F, astronomia e astrofísica, 2ª ed, livraria da física, 2004;

Nobelprize.org. The nobel prize in physics 1993. Disponivel em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1993/>. Acesso em: 12 de abril de 2016.

Weisberg, j. M.; taylor, j. H.; fowler, l. A. (october 1981). Gravitational waves from an orbiting pulsar. Scientific american 245: 74–82. Bibcode:1981sciam.245…74w. Doi:10.1038/scientificamerican1081-74. />. Acesso em: 12 de abril de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *