Dmitri Mendeleiev (1834 – 1907)

Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foi um importante químico russo que organizou uma tabela periódica de elementos químicos segundo a ordem de seus pesos atômicos. Também escreveu um manual de química orgânica.

Mendeleiev nasceu no dia 8 de fevereiro de 1834 em Tobolsk, na Sibéria. Aos seus dezessete anos sua mãe resolve mudar-se para Moscou, onde o filho poderia entrar para a universidade. Sem saber o idioma russo não atenderam os requisitos da matricula. Seguiram então para São Petersburgo onde Dmitri aprendeu russo, cursou Matemática, Física, Literatura e Línguas estrangeiras. Em 1855, formou-se professor e ganhou medalha de ouro por seu desempenho acadêmico, e em 1857, graduou-se em Química.

Em 1859, Dmitri ganhou do governo russo uma bolsa para estudar na França com o químico Henri Reynaud. Um ano depois, na Universidade de Heidelberg na Alemanha, Dmitri montou seu próprio laboratório. Estudou com Gustav Kirchhoff e Robert Bunsen autor do bico de Bunsen, que juntos estavam criando o espectroscópio.

Mendeleiev estudou as propriedades dos elementos e suas massas atômicas. Ele coletou todas as informações sobre os elementos conhecidos na época. Os dados eram anotados em cartões, que eram fixados na parede do seu laboratório e, quando observava alguma semelhança, mudava a posição dos cartões. Em meio à sequência de cartões existiam espaços vazios, e Mendeleiev deduziu que tais lacunas eram destinadas à descoberta de novos elementos, no futuro.

Essa organização dos elementos foi apresentada por Mendeleiev à comunidade científica, dando origem ao que atualmente conhecemos como “Tabela Periódica”, na qual os elementos estão dispostos em filas horizontais, de acordo com as massas atômicas crescentes, e também em colunas verticais, com elementos de propriedades semelhantes.

As previsões de Mendeleiev em relação às propriedades dos elementos a serem descobertos estava certa. A prova surgiu com a descoberta dos elementos, gálio e germânio que foram posicionados na tabela, justamente onde Mendeleiev predeterminou, ou seja, suas propriedades já eram conhecidas.

Dmitri Mendeleiev faleceu em São Petersburgo, Rússia, no dia 2 de fevereiro de 1907, prestigiado pela comunidade científica internacional.

Texto por: Diego Henrique Wtichemichen.

Referencias:

FRAZÃO, Dilva. Dmitri Mendeleiev. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/dmitri_mendeleiev/>. Acesso em: 03 jul. 2018.

SOUZA, Líria Alves de. Dmitri Mendeleev. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/dmitri-mendeleev.htm>. Acesso em: 03 jul. 2018.