Artur Avila (1979 ~ )

Artur Avila (1979 ~ )


   Artur Avila Cordeiro de Melo, nascido no Rio de Janeiro, Brasil, em 1979, é um matemático brasileiro, naturalizado francês e internacionalmente reconhecido nas áreas da Física e da Matemática. Esse reconhecimento se deve, principalmente, por suas contribuições no campo de sistemas dinâmicos, as quais renderam a Avila a Medalha Fields, em 2014. A Medalha Fields é um dos mais, se não o mais, importante prêmio na área das ciências matemáticas, sendo até vulgarmente chamada de “Nobel dos Matemáticos”.

   Avila ficou famoso também por ter, junto com a pesquisadora Svetlana Jitomirskaya, solucionado “o problema dos dez Martinis”, o qual buscava demonstrar um padrão matemático nas variações energéticas de elétrons. O problema ficou conhecido por esse nome, pois o pesquisador norte-americano Barry Simon, que propôs o problema em 1980, se comprometeu a pagar 10 doses de Martini a quem o conseguisse solucionar. E, de fato, Artur foi premiado com algumas rodadas da bebida[3].

   Todo esse reconhecimento e prestígio são de total merecimento para Avila, pois com apenas 16 anos de idade foi ganhador da medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática. Um ano depois, entrou e concluiu o mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). E, ao mesmo tempo em que obtinha o diploma de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defendeu sua tese de doutorado também no IMPA. Com 29 anos, tornou-se o profissional mais novo a assumir a direção de pesquisa no conceituado Centro Nacional de Pesquisas de Paris.

   Avila atualmente possui 39 anos e foi nomeado professor catedrático (titular) de Matemática na Universidade de Zurique (University of Zurich – UZH), cargo que começara a ocupar no dia 01 de setembro deste ano (2018).

   Artur Avila, que é considerado um dos melhores matemáticos analistas do mundo, é tido como exemplo por muitos jovens em nosso país e no mundo, que decidiram embarcar no mundo das ciências matemáticas.

Texto por: Felipe Leria Stefenon.

Referências:

[1] Artur Avila. Isto é. Disponível em: <https://istoe.com.br/397393_ARTUR+AVILA/>. Acesso em 21 ago. 2018.

[2] Fields Medal Winner Artur Avila appointed Full Porofessor at UZH. University of Zurich. Disponível em: <http://www.media.uzh.ch/en/Press-Releases/2018/Artur-Avila.html>. Acesso em 21 ago. 2018.

[3] Pela primeira vez, brasileiro recebe o “Nobel da Matemática”. Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/educacao/pela-primeira-vez-brasileiro-recebe-o-nobel-da-matematica/>. Acesso em 21 ago. 2018.

Imagem adquirida em: <https://impa.br> Acesso em 21 ago. 2018.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *