Prêmio Nobel em Física – 1915

Prêmio Nobel em Física – 1915

William Lawrence Bragg, Sir William Henry Bragg; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1915 concedido em conjunto ao físico e químico britânico Sir William Henry Bragg (a direita na foto) e ao físico australiano William Lawrence Bragg (a esquerda na foto) “por seus serviços na análise da estrutura cristalina por meio de raios X”. Um importante avanço que contribuiu para a cristalografia de raios X, a qual consiste na passagem de um feixe de raios X, através de um cristal.

A descoberta de Max von Laue de que os padrões de difração ocorrem quando os raios X passam pelos cristais inspirou William e Lawrence Bragg a conduzir seus próprios estudos na área. Suas contribuições incluíam estabelecer a relação entre o comprimento de onda do raio X, seu ângulo de incidência e a distância entre as camadas atômicas dentro do cristal. Isso forneceu uma ferramenta poderosa para estudar as estruturas dos cristais. Usando métodos de padrão de difração, agora também se tornou possível calcular as posições dos átomos nas estruturas cristalinas.

Quando as ondas de raios X atingem um átomo, o campo elétrico da radiação provoca uma força na nuvem eletrônica, acelerando as cargas livres do material (elétrons). O movimento dessas cargas irradia ondas que têm aproximadamente a mesma frequência. Nesse modelo, as frequências da radiação incidente e espalhada são consideradas idênticas. As ondas emergentes interferem entre si construtiva e destrutivamente, gerando padrões de difração no espaço que podem ser medidos em um filme ou detector. O padrão de difração resultante é a base da análise difrativa, chamada difração de Bragg.

Sir William Bragg nasceu em Wigton, Cumberland no dia 2 de julho de 1862, no Reino Unido. William Lawrence Bragg nasceu oito anos depois em Adelaide, no dia 31 de março, após sua família se mudar para a Austrália. Ambos estudaram em Cambridge e se tornaram professores nesta Universidade e na Instituição Real. Henry faleceu em Londres, dia 10 de março de 1942 e Lawrence em Ipswich dia 1 de julho de 1971.

 

Texto por: Mariana Fabiani

Revisado por: Bruno Belin Dal Santos

Referências:

Biografia e Fotos: Prêmio Nobel de 1915. Disponível em: <https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1915/>. Acesso em 08 de maio de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *